Notícias

GUTO MUNIZ INAUGURA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA VIRTUAL

Um dos maiores fotógrafos brasileiros expõe uma seleção de cerca de 230 imagens que revelam 15 anos da história do Festival de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte,

No dia 15 de maio, sábado, a partir das 19h, acontece a abertura da exposição virtual “Festival Internacional de Teatro de Bonecos – 15 anos”, evento criado por Lelo Silva e sua companheira, Adriana Focas, também fundadores da Catibrum Teatro de Bonecos. Concebida e organizada pelo fotógrafo Guto Muniz, a exposição traz cerca de 230 fotografias de espetáculos apresentados em 15 edições do Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte - período em que o festival se transforma em um dos mais importantes eventos de teatro de bonecos do país, com reconhecimento internacional. A exposição fica exposta, de forma permanente, no site www.focoincena.com.br.

O bonequeiro Lelo Silva, homenageado da exposição, faleceu aos 53 anos, em novembro de 2019, vítima de um câncer. Poucos meses depois, durante o isolamento em casa, Guto Muniz retomou a organização do seu acervo e encontrou registros preciosos do festival - ainda não catalogados -, que tinham sido realizados por ele, juntamente com sua equipe de parceiros formada por Kika Antunes, Nereu Jr e Marco Aurélio Prates. “Entendi que uma exposição virtual que pudesse disponibilizar essas imagens para o público, nesse momento de pandemia, seria uma boa homenagem. Lelo deixou enorme contribuição para o teatro de animação nacional”, afirma.

Guto Muniz relata que o festival expandiu a visão do público belo-horizontino para as mais diversas formas de fazer o teatro de bonecos. “Além do Giramundo, que já é uma grande referência para nós, e de outras companhias mineiras, BH teve acesso a espetáculos das mais variadas técnicas que eram trazidos por importantes companhias nacionais e internacionais como Cia. Pequod (RJ), Cie. Phillipe Getty (França), Cia. La Cònica/Lacònica (Catalunha/Espanha), Teatro Hugo e Inês (Peru), Cia. Moving People (Reino Unido), entre muitas outras”.

Durante o percurso pela exposição, o público faz uma viagem no tempo com acesso a imagens de espetáculos originários de diversos estados brasileiros e de dezenas de países, registradas entre 2000 a 2015. A busca é simples e feita a partir das edições dispostas em ordem cronológica. Cada espetáculo será representado por uma fotografia que trará, em sua legenda, o nome do espetáculo, da companhia, sua procedência e a sinopse daquele trabalho.

Criada em 2012, a plataforma Foco in Cena reúne o acervo do artista de mais de três décadas dedicadas às artes cênicas. São cerca de 12 mil fotografias de 800 espetáculos de artistas e grupos de teatro, circo, dança e performance de várias partes do Brasil e do mundo. Segundo o fotógrafo Guto Muniz, o principal objetivo desta exposição do Festival de Bonecos se confunde com o propósito do site, “que é resgatar a história e preservar a memória das artes cênicas, através da cobertura fotográfica. Uma forma de reverenciar a rica experiência proporcionada a cada evento desses, pelo público”.

Esta exposição fotográfica virtual foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais.

FICHA TÉCNICA

Fotógrafos: Guto Muniz, Kika Antunes, Marco Aurélio Prates e Nereu Jr.

Seleção de fotos, tratamento e montagem da exposição: Guto Muniz

SOBRE LELO SILVA

Lelo é diretor, manipulador, roteirista, dramaturgo e criador dos bonecos dos espetáculos da Catibrum Teatro de Bonecos, fundada por ele e sua companheira Adriana Focas, em 1991. A companhia pesquisava técnicas de manipulação e as manifestações e mitos populares brasileiros que serviam de base para construção estética e dramatúrgica dos espetáculos. Durante sua trajetória, Lelo recebeu diversos prêmios, entre eles: espetáculo “Homem Voa?”: Prêmio Usiminas Sinparc de melhor direção - Prêmio Usiminas Sinparc de melhor iluminação - Prêmio Usiminas Sinparc de melhor espetáculo; Espetáculo O Som das Cores Prêmio Sinparc melhor texto - Prêmio Sinparc melhor cenografia. Também atuou como coordenador e professor de oficinas de montagem de teatro de bonecos e, em 2000, criou o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, no qual fez a coordenação, curadoria e produção do Festival, durante 15 edições, período em que o evento tornou-se referência mundial no gênero.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO VIRTUAL “FESTIVAL INTERNACIONAL DE BONECOS – 15 ANOS”

Abertura: 15 de maio de 2021, sábado, às 19h

Período: permanente no site Foco in Cena: www.focoincena.com.br

Acesso livre e gratuito

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.