Notícias

Conservatório UFMG: Nos passos do Grupo Sarandeiros - 42 anos de histórias

No dia 06 de maio, sexta-feira às 20h, o Projeto Perspectiva do Conservatório UFMG abre as portas para um dos maiores e melhores grupos de danças brasileiras no país – o grupo Sarandeiros da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O Sarandeiros, anteriormente denominado Grupo de Dança experimental da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – nasceu em 1980, coordenado pelas professoras Vera Soares e Marilene Lima, para alunos do curso de Educação Física. Em 1987 passou a se chamar Grupo Sarandeio e apresentava uma produção artística basicamente de danças internacionais, com apresentações no âmbito da universidade. Com a aposentadoria das duas professoras em 1995, o grupo retomou os trabalhos em 1997, com a chegada do professor Gustavo Côrtes que, com novas ideias e propostas, ampliou o acesso ao grupo, abrindo as atividades do Sarandeio para pessoas de fora da universidade, transformando-o em um grande projeto de extensão universitária. Desde então, o trabalho assumiu diferentes perspectivas, mantendo seu viés acadêmico e extensionista e ampliando sua atuação na cena artística e cultural municipal, estadual, nacional e internacional. As mudanças foram decorrentes de um fazer artístico em constante devir, tendo sempre como local privilegiado a cultura popular através das danças do Brasil, reconhecendo o valor dos saberes tradicionais, e dos modos de expressão de seus povos.

As obras do grupo sempre se ancoraram em uma prática de pesquisa cuidadosa e rigorosa, o que possibilitou provocar, tanto na academia quanto no público, reflexões importantes sobre a nossa diversa e controversa cultura popular. Com uma produção cultural intensa, 16 turnês internacionais e uma participação ativa no Brasil e no exterior, o Sarandeiros se consolidou com um trabalho exemplar de pesquisa e divulgação das manifestações populares nacionais.

Nesta apresentação, serão abordadas algumas danças nas quais, o processo de criação artística foi baseado nas manifestações de origem indígenas e africanas no Brasil. Cada dança nos permite compreender as diferentes formas dos trabalhos coreográficos executados pelo grupo, sempre em diálogo constante com novos processos metodológicos de criação, elaborados a partir das experiências práticas e da profunda pesquisa de movimentos.

Com 30 Dançarinos em cena e 4 músicos que executam ao vivo as músicas do espetáculo, com a Direção Geral de Gustavo Côrtes, Direção Artística de Petrônio Alves, a Direção Musical de Tatá Sympa, coordenação de ensaios Gerson Júnior e Luiza Rallo, e preparação Física de Diego Marcossi e Mariana Morais, o Sarandeiros presta homenagens às culturas das populações indígenas no Brasil e afro-brasileira.

Sarandeiros nas redes sociais:

Site: http://projetos.eeffto.ufmg.br/sarandeiros
Instagram e Facebook: @sarandeiros

O evento é aberto ao público e como medida de prevenção da covid-19, lembramos que a UFMG mantém o uso obrigatório de máscara em seus espaços. Devido a capacidade do espaço do Conservatório UFMG haverá distribuição de senhas a partir das 19 horas.

Nos dias 05 e 06 de maio, a Mostra de fotos, objetos e vídeos que contam parte da história do Conservatório UFMG estará aberta para visitação, a partir das 19h, no Centro de Memória do Conservatório UFMG.

PERSPECTIVA – CIRCUITO CULTURAL UFMG

Nos passos do Grupo Sarandeiros - 42 anos de histórias
Dança folclórica
Data: 06 de maio de 2022 –Sexta-feira
Horário: 20h
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca (distribuição de senhas a partir das 19h)
Info: (31) 3409-8300 

Foto: Jacyra Lage

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.