Notícias

Conservatório UFMG promove recital de piano com Tadeu Duarte

O evento, gratuito, é aberto ao público e, como medida de prevenção da covid-19, é obrigatório o uso de máscaras

Nesta quinta-feira, 5 de maio, às 20h, o Conservatório UFMG recebe o pianista Tadeu Duarte, consagrado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. O repertório da apresentação traz a genialidade de Ludwig van Beethoven e a sutileza do francês Maurice Ravel. O evento, gratuito, é aberto ao público e, como medida de prevenção da covid-19, é obrigatório o uso de máscaras.

Do alemão Beethoven, Tadeu Duarte vai interpretar a Sonata para Piano opus 53, mais conhecida como Waldstein. A peça, dedicada a um amigo do compositor, é uma das mais notáveis do segundo período de Beethoven.

O concertista também irá performar a suíte Gaspar de la Nuit, composição de Maurice Ravel, inspirada nos três poemas do escritor Aloysius Bertrand. O texto que conta as aventuras do personagem Gaspar da noite (tradução livre) foi transformado, por Ravel, em três movimentos: Ondine, Le Gibet e Scarbo, sendo a última conhecida como uma das peças de grande dificuldade de execução do vasto repertório pianístico.

Sobre o músico

Tadeu Duarte nasceu em Belo Horizonte (MG), onde iniciou seus estudos de piano com a professora Maria Clara Paes Leme. Em 1985, completou os seus estudos musicais sob a orientação da professora Magdala Costa e obteve o diploma de bacharelado em piano da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por meio de uma bolsa, estudou, entre 1986 e 1991, no Conservatório de Maastricht – Holanda com o professor Frédéric Meinders e obteve os diplomas de Professor (1988), Solista (1989) e de Música de Câmera (1991).

Serviço: Recital de Piano com Tadeu Duarte
Data: 05 de maio – quinta-feira
Horário: 20h
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca
Mais informações: 3409-8300

Nos dias 5 e 6 de maio, a Mostra de fotos, objetos e vídeos que conta parte da história do Conservatório UFMG também estará aberta para visitação, a partir das 19h, no Centro de Memória do Conservatório UFMG.

Foto: Isabel Lacerda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.