Notícias

Espaço do Conhecimento UFMG divulga programação do mês de maio

A partir deste mês, o museu funcionará de terça a domingo, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 19h

O Espaço do Conhecimento UFMG divulga sua programação para o mês de maio, com novas oficinas presenciais e mais sessões do Planetário aos sábados e domingos. O museu também realizará oficinas de cordel, neologismos, contação de histórias da África e muito mais. Todas as atividades são abertas ao público e seguirão os protocolos de segurança estabelecidos pelo Espaço do Conhecimento UFMG.

20ª Semana Nacional de Museus

O Espaço do Conhecimento UFMG integra a programação da 20ª Semana Nacional de Museus que, este ano, apresenta o tema O poder dos museus.

De 16 a 22 de maio, o público poderá interagir, virtual e presencialmente, por meio das exposições Sertão Mundo e Mundos Indígenas, das oficinas presenciais e dos quizzes e brincadeiras on-line. Acompanhe a programação completa nas redes sociais e no site.

Sessões do Planetário

Terça: 16h – Da Terra ao Universo
Quarta: 16h – Alvorecer da Era Espacial
Quinta: 16h – Arqueoastronomia Maia
Sexta: 16h – Dois Pedacinhos de Vidro
Sábado: 13h – Alvorecer da Era Espacial | 16h – O Segredo do Foguete de Papelão | 18h – Da Terra ao Universo
Domingo: 11h – O Segredo do Foguete de Papelão | 13h – Dois Pedacinhos de Vidro | 16h – Arqueoastronomia Maia

Ingressos:

O valor dos ingressos para as sessões do planetário é de R$10 (inteira) e R$5 (meia), na recepção do museu. Os ingressos são emitidos somente no dia da sessão e o pagamento é feito exclusivamente via cartão de débito.

Visita Mediada: Ciência em Cordel na exposição Demasiado Humano

A atividade será um percurso pela exposição Demasiado Humano utilizando o cordel como instrumento de mediação. Serão abordados fenômenos astronômicos, a teoria da Evolução e a Revolução da Prensa. O objetivo é despertar o interesse dos participantes para o conhecimento científico a partir dos cordéis, uma forma de literatura popular que provém dos versos falados e que é amplamente utilizada para tratar de acontecimentos históricos e biografias, usando rimas e linguagem simples.

Dia: 14 de maio, às 15h
Público: até 15 participantes (aberta a todos os públicos a partir de 8 anos)

Encontro: Espaço aberto a educadores

O Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG busca, cada vez mais, se aproximar de educadores que tenham interesse em conhecer melhor o museu e planejar uma visita junto às suas turmas de estudantes. Para tanto, em maio, ocorrerão mais duas edições do encontro Espaço aberto a educadores. Trata-se de um diálogo sobre as possibilidades educativas das visitas ao Espaço, considerando também os momentos pré e pós-visita.
Dias: 4 de maio às 14h e 7 de maio às 10h
Público: professores, educadores, estudantes da área de educação e demais interessados. Cada dia do evento contará com até 25 participantes

Inscrições prévias por meio de formulário on-line

Outras atividades presenciais

Oficina ‘Teatro dos Planetas’

Os visitantes poderão encenar Júpiter, Saturno e outros corpos celestes que podem ser vistos a olho nu a partir da Terra. Com o próprio corpo, irão simular os movimentos e as posições dos planetas, além de outras curiosidades. A oficina pretende apresentar informações sobre os planetas do Sistema Solar e características dos seus movimentos e posições ao redor do Sol de maneira lúdica e interativa.
Dia: 7 de maio, às 15h

Público: crianças a partir de seis anos, adolescentes, jovens e adultos (até 10 participantes e seguindo os protocolos de segurança estabelecidos)

Oficina ‘Hora da Palavra’

Na oficina A hora da palavra, o objetivo é exercitar em conjunto o processo de criação de novas palavras (neologismo), utilizando as imagens e instalações da exposição virtual Sertão Mundo. A atividade pretende trabalhar a criatividade e a imaginação dos participantes, além de contribuir para a percepção da língua portuguesa como viva e fluida e para o respeito às variedades linguísticas do Brasil.

Dia: 21 de maio, às 15h
Público: até 15 participantes (a partir de seis anos)

Contação de Histórias da África de A a Z

Contação de histórias que terá países do continente Africano como pano de fundo, principalmente das culturas Akan, Banto, Iorubá e Zulu. A contação de histórias pretende contribuir para a reflexão das diferenças culturais dentro do continente, desmistificando a ideia de uma África única e homogênea, bem como contribuir para o reconhecimento de sua vasta geografia por meio dos mapas.

Dia: 22 de maio, às 15h
Público: até 15 participantes (crianças, jovens e adultos)

Lives Descobrindo o Céu (virtual)

05 de maio, às 17h – Como observar uma chuva de meteoros?
Você já se perguntou o que são as chuvas de meteoros? O que há por trás desse fenômeno? E como podemos observá-lo? A live será repleta dessas e outras curiosidades e conhecimentos.

Onde – youtube.com/espacoufmg

19 de maio, às 17h – Astronomia Maia

Sabemos que o povo Maia foi uma civilização mesoamericana e pré-colombiana, que observou e previu fenômenos astronômicos com precisão. Sendo assim, a live Descobrindo o Céu do dia 19 de maio falará sobre aspectos culturais dos Maias, focando na relação desse povo com os céus.

Onde – youtube.com/espacoufmg

Serviço: Maio com programação diversa para o público no Espaço do Conhecimento UFMG
Terça a domingo, das 10h às 17h
Sábados, das 10h às 19h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG. Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte/MG

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.