Notícias

Pesquisador do ICB-UFMG estreia na literatura com autobiografia poética

Professor titular aposentado do Departamento de Morfologia Luiz Renato de França transforma em poesia uma vida inteira dedicada à ciência

O meio século de vida e de dedicação à pesquisa científica e ao ensino de biologia do veterinário Luiz Renato de França, professor titular aposentado do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, tornou-se poesia. No livro Cores do Universo: cinquenta anos de poesia, autobiografia e memórias, o pós-doutor em Fisiologia da Reprodução compartilha o “encanto do inesperado” em sua “jornada de amor e paixão pela ciência”.

Um dos 600 cientistas brasileiros mais influentes no mundo, premiado professor mais produtivo da pós-graduação em Biologia Celular em 2011 na UFMG, França conduz o leitor em uma reflexão profunda sobre o existir e o viver. A obra tem mais de 100 poesias, incluindo algumas em inglês e alemão, em que a vida profissional se entrelaça à pessoal, numa trajetória solitária, resiliente, destemida, inspiradora e plena de liberdade. “Na busca pelo conhecimento, ele foi capaz de ver padrão na desordem, luz na escuridão e a alma do ser humano”, revelam comentários presentes no livro.

Cores do Universo, publicado pela Às Editorial, fala de amor, paixão, empatia, democracia, natureza, tempo, cosmos e universo. São 256 páginas em que realidade e imaginação se misturam como na própria vida, deixando transparecer beleza e vicissitudes e tendo como pano de fundo a busca pela espiritualidade e o diálogo com outras culturas. “Ao sintonizar com nossa essência cósmica, nossa capacidade torna-se ilimitada”, afirma.

Natural de Jataí, Goiás, desde a infância o autor dialoga com os astros e o universo. “Comecei a escrever poemas aos 15 anos e, desde então, percebi que a escrita, além de terapêutica e fonte de autoanálise, pode deixar em memórias meu legado; uma vida de dedicação à ciência, trabalho, ética e altruísmo”, conta. Para França, “tal qual o cosmos, a vida é a eterna busca pelo equilíbrio e sua ímpar beleza está em se permitir expressar”.

França já orientou quase 100 alunos e tem mais de 200 publicações científicas. A cada novo ciclo desse cientista e cidadão do mundo, apaixonado pela ciência, novas cores e nuances se apresentam.

Sobre o livro

Cores do Universo: cinquenta anos de poesia, autobiografia e memórias
Autor: Luiz Renato de França
Editora: ‎Ás Editorial; 1ª edição (30 março 2022)
Idioma: ‎Português
Número de páginas:‎ 256 páginas
Disponível para venda aqui

Sobre o autor

Luiz Renato de França nasceu em Jataí, Goiás, em 1956. Graduou-se em Medicina Veterinária, em 1978, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde se tornou professor. Concluiu o mestrado (1987) e doutorado (1991) em Biologia Celular pela UFMG, onde atuou como professor a partir de 1989. Tornou-se pós-doutor em Fisiologia da Reprodução (1992-1994) no Department of Physiology School of Medicine, na Southern Illinois University (Carbondale, Illinois, Estados Unidos). Foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) de 2014 a 2018. Atualmente, é professor titular aposentado e agora voluntário da UFMG. É um dos idealizadores da revista internacional Animal Reproduction (Qualis Capes A4; FI = ~2,0) e um dos idealizadores do Internacional Symposium on Animal Biology of Reproduction (ISABR). É revisor ad hoc de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Fez parte do corpo editorial da revista científica Physiological Reviews, cujo fator de impacto é de ~30. De acordo com a seleta Base Scopus, publicada na Plos One Biology em 2020, está entre os 600 pesquisadores brasileiros mais influentes no mundo.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.