Notícias

Em homenagem às mães, Orquestra leva música clássica ao Parque das Mangabeiras

A Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais homenageia as mães no seu dia (11 de maio, domingo) com um concerto especial no Parque das Mangabeiras, em BH, às 10h. O concerto Clássicos no Parque tem entrada franca e comemora também os 26 anos do Parque das Mangabeiras. A Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais estará sob a batuta do maestro Fábio Costa.

Mães dos músicos se emocionam com concerto
Na homenagem que a Orquestra quer fazer, duas personagens refletem bem os sentimentos característicos de todas as mães. Uma delas é a mãe do maestro Fábio Costa, dona Hidely Costa, que mora na capital paulista e está "morta de saudades", tentando vir a BH ver o filho reger a Orquestra. Ela conta que, diante da distância que a separa do filho maestro, conforta-se com o fato de que ele "está levando alegria a milhares de mães mineiras através da música". Sobre o concerto, diz que está ansiosa com a possibilidade de assistir, pela primeira vez, seu filho regendo a Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais. "Ainda mais no dias as mães", comemora. Já Maria Aparecida Barros, mãe de nada menos que 5 músicos que integram a Orquestra, ( Elias e Eliseu nos violinos; Willian e Gláucia nas violas e Alexandre no oboé) não tem dúvida. Estará na primeira fila do concerto e fala da emoção de ver os filhos juntos, numa apresentação especial para o Dia das Mães. "Sempre chamou atenção das pessoas meus cinco filhos serem músicos de uma mesma Orquestra. Pra mim é um orgulho. Choro quase toda vez nos concertos. Domingo então nem se fala. Será um dia especial pra toda família", diz dona Aparecida, já acostumada ao interesse de todos pela "fábrica de músicos" que ela tem em casa.
Mãe Natureza
O espaço escolhido para o concerto do dia das mães, o Parque das Mangabeiras, é também uma forma de homenagear a Mãe Natureza. Daí o programa estar composto por obras que remetem à ecologia como "O Moldávia", de Smetana, "A viagem de Siegfried pelo Reno", de Wagner, "Alvorada na floresta tropical", de Villa-Lobos ou os "Contos dos bosques de Viena", de Johan Strauss filho. E, claro, não poderia faltar uma das mais famosas valsas de todos os tempos, "O Danúbio azul", também de Strauss, para que todos, mães, pais e filhos possam extravasar, com delicadeza e elegância, a emoção desse dia.
Maestro Fábio Costa
Já conhecido por sua atuação como regente da Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais, tanto em BH como nas turnês pelo interior, Fábio Costa é um dos mais destacados regentes da sua geração. Formado pela Academia de Música de Viena, trabalhou nos EUA entre 2000 e 2003 como Regente Associado da Sinfônica de Spokane (WA) e como diretor de orquestras da Universidade de Eastern Washington. Em 2007, Fábio Costa foi um dos dois finalistas do Concurso de Composição Cláudio Santoro, promovido pela Orquestra Petrobrás Sinfônica, com a obra "Salmo da Terra".
Agenda
A Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais inicia, na próxima semana, sua terceira turnê pelo interior do Estado. Dirigida ao Sul de Minas, serão três as cidades visitadas pela orquestra: Lavras, Varginha e Poços de Caldas. Comemorando o centenário da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais fará dois concertos, no dia 15 de maio, no auditório Lane Morton (Instituto Gammon), às 19h e às 21h, em Lavras. A entrada é gratuita, mas os convites são limitados e devem ser retirados com anterioridade na UFLA. Dia 16 de maio, na cidade de Varginha, o o concerto será aberto, na Concha Acústica Mariangela Caliu, às 20h30. O encerramento da Turnê III será em Poços de Caldas, no dia 17 de maio, no Parque José Afonso Junqueira, às 20h30.
Parque das Mangabeiras
Maior área verde da capital da capital mineira, com 337 hectares, o Parque das Mangabeiras foi inaugurado em 13 de maio de 1982. Está localizado na Serra do Curral, um dos símbolos de Belo Horizonte. Projetado pelo paisagista Burle Marx, o Parque é palco de diversas apresentações culturais. Em seu aniversário de 26 anos, além do concerto do da Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais, o Parque preparou uma programação cultural especial para este final de semana. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3277-9697.
PROGRAMA Clássicos no Parque II
B. Smetana: O Moldávia 12 R. Wagner: A Viagem de Siegfried pelo Reno 12´ H. Villa-Lobos: Alvorada na floresta tropical 12´ J. Strauss (filho): Contos dos Bosques de Viena 10´ J. Strauss (filho): O Danúbio Azul 9´

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.