Notícias

Ars Nova-Coral da UFMG retoma concertos presenciais

Apresentações na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem e no Conservatório da Universidade

Na quarta-feira, 11 de maio, às 19h30, e na quinta-feira, 12 de maio, às 20h30, a Igreja da Boa Viagem e o Conservatório UFMG receberão o Ars Nova-Coral da UFMG para o concerto Restauração: o nosso canto é de fé, pacificação e cura. O coro trará em seu repertório diversas obras de quatro compositores diferentes: o italiano Giacomo Carissimi (1605 - 1674), os britânicos Michael Tippett (1905-1998) e Giles Swayne (1946) e o brasileiro Heitor Villa-lobos (1887-1959). O evento, gratuito, é aberto ao público e, como medida de prevenção da covid-19, o uso de máscara é obrigatório.

Algumas das obras já foram apresentadas pelo coro em ocasiões anteriores, como é o caso dos cinco movimentos da obra Five Negro Spirituals, composta por Michael Tippett. Já outras como História di Jephte de Giacomo Carissimi, nunca haviam entrado na lista de partituras do Ars Nova. A obra do compositor italiano, tema principal da apresentação, é um dos primeiros oratórios da história da música e é considerada uma das peças mais relevantes do Movimento Barroco. Classificado como um gênero dramático que usa recursos da ópera - com exceção dos cenários e figurinos -, os oratórios visam explorar a performance de solistas, o acompanhamento de instrumental e a ação do coro como comentarista

O maestro Lincoln Andrade, responsável pela seleção do repertório e regência do concerto, afirma que assim como o oratório de Jephte, baseada na história do antigo testamento da Bíblia, “todas as demais obras do repertório envolvem um contexto de guerra e desarmonia”. Segundo o regente, em paralelo ao cenário conflituoso, as composições selecionadas também se mostram como alternativa a favor da pacificação e da cura.

Restauração: nosso canto é de fé, pacificação e cura

Restauração também marca a retomada dos concertos presenciais do Ars Nova que, após cerca de dois anos em atividade remota, volta a se apresentar publicamente nos espaços físicos. Desde o início da pandemia, o coro se dedicou a manter o ritmo de trabalho por meio de miniconcertos e coros virtuais, que uniam as gravações individuais dos coristas por meio da edição de vídeo. No total, foram publicadas quinze apresentações, com repertórios de sonoridades, temáticas e épocas diversificadas.

O maestro Lincoln Andrade também ressalta o planejamento por trás deste período de retorno: “tudo foi feito com muito cuidado, já que os ensaios aconteceram com o uso de máscara, álcool e espaçamento entre os coristas. Nos primeiros ensaios tivemos no máximo nove pessoas ocupando a sala e isso só foi possível devido à seleção de um repertório que permitiu a reunião dos naipes vocais de forma separada e revezada. A gente sabe que a restauração é lenta e estamos em retorno há apenas dois meses, mas esperamos que o público entenda que as coisas vão se reconstruindo de pouco em pouco”.

Além das obras citadas anteriormente, o público também acompanhará a performance de Ave Maria, do brasileiro Heitor Villa-lobos, e as obras Kyrie Eleison e Glória, escritas pelo compositor britânico Giles Swayne.

Serviços: Concerto Restauração: nosso canto é de fé, pacificação e cura | Ars Nova-Coral da UFMG
Regência: Lincoln Andrade - Música Coral Erudita

Data: 11 de maio – quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Igreja da Boa Viagem – R. Sergipe, 175 - Funcionários BH/MG

Data: 12 de maio – quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG

Entrada franca

Mais informações: 3409-8300 / Instagram @arsnovacoraldaufmg

Foto: Duda Bona_Easy-Resize

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.