Notícias

Rede de Museus da UFMG lança projeto para avaliar riscos do patrimônio científico-cultural

Evento de lançamento acontece nesta segunda, com a participação de parceiros

A Rede de Museus lançará, nesta segunda-feira, dia 9 de maio, às 14h, o projeto Diagnóstico e Planejamento Estratégico para o Aprimoramento da Gestão de Riscos em Espaços da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. O encontro virtual, que marcará o início das atividades, reunirá a equipe do projeto e representantes dos espaços e da coordenadoria da rede.

O objetivo da iniciativa, que será desenvolvida nos próximos 12 meses, é identificar, mitigar e eliminar riscos referentes à integridade física do patrimônio científico-cultural de 16 espaços que integram a rede.

A proposta é elaborar um planejamento com medidas preventivas, de controle e de respostas a eventos emergenciais, potencializando a definição estratégica de ações, prioridades e alocação de recursos com relação ao conjunto de acervos, equipamentos e edificações desses espaços.

Mobilização pela preservação

As atividades técnicas estarão sob a responsabilidade de profissionais de museologia, conservação e restauração e engenheira civil, que terão apoio do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor) da Escola de Belas Artes (EBA). As ações contam ainda com a participação de bolsistas de extensão e de iniciação científica da UFMG.

Os espaços participantes são o Acervo Curt Lange, Centro da Memória da Engenharia, Centro de Coleções Taxonômicas, Centro de Estudos Literários e Culturais (Acervo de Escritores Mineiros), Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer, Centro de Memória da Enfermagem e Centro de Memória da Faculdade de Letras.

Também aderiram à iniciativa o Centro de Memória da Farmácia, Centro de Memória da Medicina, Centro de Memória da Odontologia, Centro de Memória da Veterinária, Centro de Pesquisa, Memória e Documentação da Faculdade de Educação, além do Museu Casa Padre Toledo, Museu da Escola de Arquitetura, Museu da Matemática UFMG e Museu de Ciências Morfológicas.

O projeto Gestão de Riscos tem financiamento da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e de verba parlamentar do deputado federal Pratus Ananias, captada com o apoio da Diretoria de Cooperação Institucional (Copi/UFMG).

Foto: Foca Lisboa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.