Notícias

Campus Montes Claros da UFMG conclui obras de infraestrutura acadêmica e de acessibilidade

Campus Montes Claros da UFMG conclui obras de infraestrutura acadêmica e de acessibilidade

O campus Montes Claros da UFMG acaba de concluir melhorias de infraestrutura que impactarão suas atividades de ensino, pesquisa e de gestão administrativa, a oferta de energia elétrica e as condições de mobilidade de seus estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. Na sexta-feira passada, dia 6 de maio, foram inauguradas as obras de revitalização do Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD), de ampliação do Centro de Pesquisas de Ciências Agrárias (CPCA), de reforma de sua subestação de energia e de acessibilidade. Participaram da cerimônia a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o diretor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Leonardo Tuffi, e outros dirigentes universitários.

A reitora destacou a relevância das obras para a comunidade acadêmica de Montes Claros e o desafio de concluir os trabalhos. “Elas foram realizadas em um momento muito difícil, com restrição de verbas. Os recursos de capital, usados em construções, foram cortados em mais de 80%. Portanto, conseguir concluir e entregar as obras à comunidade é uma enorme satisfação”, disse Sandra Goulart, que destacou os avanços na infraestrutura do campus Montes Claros. "Sabemos que ainda há muito o que fazer, mas eu venho ao ICA desde 2002, quando era diretora de Relações Internacionais, e houve uma clara evolução, o que nos dá muito orgulho", afirmou.

O diretor do ICA, Leonardo Tuffi, reforçou as palavras da reitora: “É uma felicidade entregar essas obras, esses equipamentos para nossa comunidade acadêmica. Passamos por um momento complicado com falta de recursos. Desde 2014, o ensino público federal vem tendo dificuldades para concluir as melhorias de que precisa, e no ICA não é diferente. Tudo foi planejado, executado e realizado com muito amor e trabalho para oferecer uma estrutura com conforto, segurança e útil para a nossa comunidade”.

Uma dessas estruturas é o CAAD. O prédio, adquirido em 2009, recebeu melhorias na rede elétrica e teve telhado e calhas trocados, entre outras ações. A reforma possibilitou instalar 32 salas de aula e melhorar a distribuição de setores administrativos nas instalações do ICA. Outra obra que impacta as atividades do prédio é a reforma de sua subestação de energia elétrica. De acordo com o engenheiro e coordenador de Planejamento e Infraestrutura do ICA, João Victor Oliveira, foi feita a adequação do local para os padrões exigidos. A obra foi realizada por meio de licitação e custou R$377,6 mil.

A ampliação do Centro de Pesquisas de Ciências Agrárias também foi inaugurada na tarde de sexta-feira. O segundo módulo do CPCA tem área de 680 metros quadrados e reúne seis laboratórios para experimentação com animais (Biotério, Aquicultura, Ruminantes, Aves, Suínos e Animais Silvestres), além de laboratórios de análises clínicas e químicas e sete salas anexas que servem de apoio. Iniciada em 2020, a obra custou R$2,93 milhões e contou com recursos da própria UFMG e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A coordenadora técnica do projeto, professora Luciana Geraseev, afirma que o espaço atenderá aos cursos de pós-graduação em produção animal, produção vegetal e ciência de alimentos. Além disso, poderá também ser usado como estrutura de apoio a um curso de doutorado que está em estudo no ICA.

Mobilidade

Iniciadas em 2018, as obras de melhoria da acessibilidade no ICA estão sendo realizadas de forma gradual e planejada. O trabalho começou com a instalação de plataformas elevatórias, rampas de acesso e pisos táteis na região central do campus, onde há maior circulação de pessoas.

Também foram inauguradas na sexta-feira passada obras de acessibilidade na biblioteca, nos estacionamentos e nas calçadas. Recapeamento asfáltico e pintura de vias também compõem o conjunto de melhorias de urbanização no campus.

Os planos para uma nova etapa do projeto preveem obras de acesso ao Insetário e à moradia universitária.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.