Notícias

Belo Horizonte recebe pela primeira vez campeonato regional de churrasco defumado americano

Etapa regional ocorre dia 25 de maio, no Coal Bar-B-Que Market, com entrada gratuita, música ao vivo e praça de alimentação com churrasco BBQ, drinks e chope. Equipe vencedora garante vaga para etapa nacional

Belo Horizonte recebe pela primeira vez um campeonato regional de churrasco defumado americano. A competição, que é chancelada pela Pitmaster Brasil - organização dedicada ao desenvolvimento do mercado de carnes e churrasco no Brasil - acontece no próximo dia 25, sábado, das 12h às 20h, no Coal Bar-B-Que Market, casa especializada em American BBQ em Minas Gerais e organizadora do evento. Com entrada gratuita, a disputa contará com a participação de sete equipes mineiras (Especialle BBQ, UAI Smoke Machine, Trem de Doido BBQ, Meat Seven BBQ, Bark BBQ, Juca BBQ e Thi BBQ), vindas de diferentes cidades do estado, como Ouro Branco e Poços de Caldas. Os dois primeiros colocados garantem vaga na etapa nacional que ocorrerá em São Paulo, em novembro.

De acordo com André Prates, organizador do evento e sócio do Coal Bar-B-Que Market, afirma que essa é uma oportunidade para difundir ainda mais a essência do que é o churrasco defumado americano por conta do evento ser aberto ao público e possuir uma praça de alimentação em que os participantes poderão saborear cortes do autêntico American BBQ.

O evento terá música ao vivo, praça de alimentação, drinks e chope. Os competidores prepararão cinco cortes de carne: brisket (peito bovino), pork ribs (costela suína), chicken (frango), pulled pork (sobrepaleta suína) e steaks (bife), que serão avaliados (notas por categoria e geral) por juízes da Kansas City Barbeque Society - KCBS, que é a mais renomada entidade do ramo, e da Pitmasters Brasil.

Competição nacional e estrangeira

Em novembro deste ano, os vencedores de todas as etapas regionais que acontecerem no Brasil disputarão o título de melhor churrasco defumado do Brasil, em São Paulo. O vencedor brasileiro, por sua vez, garante vaga para o Rodeo Houston (USA) e para o Meatstock Sydney (Austrália). Esse último evento, por exemplo, marcará a segunda participação da equipe brasileira na competição, já que a primeira ocorreu no início deste mês (05 de maio), em que os churrasqueiros profissionais brasileiros, incluindo o mineiro André Prates, representante do Coal Bar-B-Que Market, ficaram em 4º na categoria pulled pork, 5º em brisket e 16º na geral, em uma disputa que envolvia 60 equipes, em frente a um público de cerca de 20 mil pessoas.

Foto: Debora Gabrich.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.