Notícias

Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos promove show "Rimos e Rimas" no Centro Cultural Salgado Filho

A programação gratuita do evento conta ainda com exposição, Oficinas de Construção de Brinquedos Tradicionais, Espaço de Brincadeiras e atividades formativas

Neste sábado, dia 18 de maio, de 11 às 12 horas, o Centro Cultural Salgado Filho (Rua Nova Ponte, 22 - Salgado Filho) recebe o espetáculo “Rimos e Rimas”, com a contadora de histórias Beatriz Myrrha e o músico Marcos Albricker. O show que vai encantar adultos e crianças reúne contos, canções, poemas e brincadeiras para fazer cantar o coração de meninos e meninas. Beatriz Myrrha e Marcos Albricker falam por meio de palavras e sons sobre o universo da música nas histórias da tradição oral, nos contos autorais e nas próprias canções, carregadas de humor, alegria e enredos. A atração tem entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingresso. (Evento sujeito a lotação)

A apresentação integra o Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos que realiza até o dia 08 de junho, no Centro Cultural Salgado Filho uma programação gratuita e diversificada com exposição, brincadeiras, brincadeiras, oficinas de construção de brinquedos, oficinas formativas para educadores e atrações culturais.

O Projeto Museu dos Brinquedos Itinerante que tem apoio cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura e Movimento BH pela Infância e patrocínio da GASMIG, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Programação diversificada

Uma das atrações da itinerância é a Exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”. A mostra apresenta 150 brinquedos de diferentes épocas e culturas que contam a história da sociedade, valorizando a importância do brincar e ressignificando o consumo de brinquedos. A exposição poderá ser vista desegunda a sexta, de 9 às 17 horas, e, aos sábados, de 8 às 12 horas. As visitas serão conduzidas por educadores do Museu dos Brinquedos. As visitas em grupo devem ser agendadas no telefone 3277-9625.

A programação conta ainda com Oficinas de Construção de Brinquedos Tradicionais e o Espaço de Brincadeiras. As oficinas serão realizadas utilizando materiais reciclados e de baixo custo, dando aos adultos e crianças participantes a oportunidade de exercitar a imaginação e a criatividade, desenvolver habilidades manuais e se expressar artisticamente.

No Espaço de Brincadeiras, a ordem é se descobrir todo o potencial dos jogos e brinquedos de antigamente. O espaço será dedicado para se divertir com brincadeiras como perna de pau, perna de lata, pula corda, elástico, amarelinha, peteca, jogos de tabuleiro (dama, xadrez, ludo, gamão), Cinco Marias, Jogo da Velha, Cama de Gato, Futebol de prego, bilboquê e ainda jogos e brincadeiras coletivas e colaborativas.

Cursos de Formação - “Tempo da Infância – Encontros para pensar a criança”

O Centro Cultural Salgado Filho recebe ainda cursos e atividades formativas voltados para educadores, pais, familiares e a comunidade em geral, visando não só a diversão, mas também contribuir com formação cidadã. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo link http://bit.ly/oficinasmuseuitinerante.

No dia 22 de maio (quarta-feira), de 14h30 às 17h30, será realizada a “Oficina Vivências lúdicas: o despertar do ser brincante”. A oficina tem como objetivo a reflexão sobre o universo lúdico infantil por meio de jogos, brincadeiras, música, ritmo do movimento corporal e da construção de brinquedos. O conteúdo da oficina permite a educadores e demais interessados a busca de novas formas educativas para incentivar o desenvolvimento da infância de forma plena.

A atividade será ministrada por Rodrigo Libanio Christo, grande defensor da infância, educador e brincante há mais de quarenta anos. Idealizador do projeto Voluntários Brincantes, possui um canal no YouTube que reúne brincadeiras, canções tradicionais da cultura popular e seus jogos educativos confeccionados com material reaproveitado.

No dia 23 de maio (quinta-feira), de 14h30 às 17h30, será realizada a “Oficina Tempo da infância: o brincar como linguagem principal da criança”. A proposta da oficina é promover um diálogo sobre o tempo e o espaço do brincar na vida das crianças e os benefícios das atividades em grupo, na natureza e nos espaços públicos, destacando o papel da família e dos educadores na garantia de uma infância plena a partir da brincadeira.

A atividade será ministrada por Fernanda Clímaco, mestre em Educação, Gestão Social e Desenvolvimento Local pela UNA. Pedagoga, graduada na PUC/MG e especialista em Construtivismo e Educação na FLACSO/Argentina, em parceria com a UAM - Universidade de Madrid. Pós-graduada em Infância, Cultura e Práticas Formativas, na universidade FUMEC. Diretora da EPI - Escola de Professores da Infância.

No dia 28 de maio (terça-feira), de 14h30 às 17h30, o Centro Cultural Salgado Filho receberá a Oficina “Todas as infâncias: o pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva”, ministrada pela escritora e ativista da inclusão Mariana Rosa. A oficina aborda a vulnerabilidade e a deficiência como características inerentes à natureza humana e convida ao reconhecimento e à valorização da diversidade para uma educação na perspectiva inclusiva. Incentiva um olhar sensível para a transformação da cidade em um espaço acessível para todas as infâncias.

Mariana Rosa é jornalista e escritora, graduada em Comunicação Social pela UFMG e pós-graduada em Responsabilidade Social pela PUC-Minas. É embaixadora mineira da ONG Prematuridade e facilitadora de grupos de acolhimento de famílias de pessoas com deficiência. Ativista da inclusão e autora do blog e do livro Diário da Mãe da Alice.

E no dia 29 de maio (quarta-feira), de 14h30 às 17h30, acontece a última atividade formativa, a Oficina “A criança e a cidade: pela transformação do espaço urbano”, ministrada pela jornalista e ativista da infância Desirée Ruas. A oficina incentiva a reflexão sobre a forma como o espaço público dialoga com a infância e como deve ser uma cidade que entende as necessidades das crianças. Discute também as formas de mobilização para que a cidade seja interessante, acessível e segura para todas as crianças.

Desirée Ruas é graduada em Comunicação Social pela UFMG, especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade e multiplicadora em Educação para o Consumo. Jornalista e integrante do grupo de mobilização da Rede Brasileira Infância e Consumo – Rebrinc e do núcleo Aliança pela Infância em Belo Horizonte. É co-idealizadora do movimento BH pela Infância e ativista pelos direitos das crianças.

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.