Notícias

Diego Caetano é a atração do Conexões Musicais

O pianista Diego Caetano é a atração do Conexões Musicais do dia 24 de maio, terça-feira às 20h, no Conservatório UFMG

O pianista Diego Caetano é a atração do Conexões Musicais do dia 24 de maio, terça-feira às 20h, no Conservatório UFMG. No repertório, serão executadas obras do compositor e músico espanhol Antón Garcia-Abril e dos compositores e pianistas franceses Cécile Chaminade e de Francis Poulenc.

Considerado pelo jornal italiano La Stampa um pianista de “técnica e musicalidade brilhantes,” apresenta-se regularmente como solista e camerista nos EUA, Brasil, Chile, Europa, Ásia e África, incluindo importantes salas de concertos como o Carnegie Hall de Nova Iorque, Philia Hall em Yokohama, Palácio da Foz em Lisboa, Sala Cecília Meireles e Royal Albert Hall em Londres. 

Sobre o músico:

Como solista convidado, Diego Caetano teve a oportunidade de tocar sob direção de maestros como Michael Palmer, Guilherme Bernstein, Neil Thomson, Paul Hostetter, Rodrigo de Carvalho, Mario Aschauer,  Joaquim Jayme, Daniel Guedes, entre outros. Apareceu também em temporadas do Festival Musical Grand Teton, Louisiana International Piano Series, Conservatory Music of the Mountains de Durango, Asia Pacific Saxophone Academy de Bangkok e Festival Internacional de Música Contemporânea do Rio de Janeiro.  Como defensor da música de concerto de compositores vivos, Diego Caetano fez a première de obras de Robert Spillman, Anne Guzzo, Marlos Nobre, Roger Goeb e Guilherme Bernstein. 

Caetano tem apresentado sobre a ansiedade da performance, técnicas efetivas de estudo do piano e obras pedagógicas de compositores brasileiros em conferências nacionais e internacionais,  além de ministrar masterclasses em várias universidades e conservatórios pelo mundo. Tem sido convidado para fazer parte do júri de concursos nacionais e internacionais de piano e seus alunos têm sido premiados em concursos internacionais de piano.  Diego Caetano  mantém uma carreira de música de câmara bastante ativa, fazendo parte do Duo Lispector com o violinista russo Evgeny Zvonnikov e o duo Resch - Caetano com o tenor alemão Richard Resch. Recentemente, o Duo Lispector lançou o álbum "French Connection: Violin Sonatas of the 20th Century” pelo selo italiano DaVinci Classics.

Possui mais de 50 prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, destacando-se: 1º lugar no Bonn Prize International Music Competition (Alemanha), 1º lugar no Città di Massa Concorso per Giovani Musicisti (Itália), 1º lugar  “Hors Concours” no Concurso Internacional de Bucareste na Romênia, 1º lugar no London Grand Prix Virtuoso (Londres), 1º lugar no Carnegie Hall Debut Concerto Competition (EUA), 1º lugar no MTNA - Steinway & Sons International Competition (EUA), 1º lugar no Concurso Nacional de Piano “Arnaldo Estrella” (Brasil), entre outros.  Ganhou o prêmio “Arnaldo Estrella” de Melhor Intérprete de Música Brasileira e recebeu o prêmio de Melhor Intérprete de Música Espanhola no Concurso Internacional de Piano HRH Lalla Meryem de Rabat, no Marrocos.

Diego Caetano começou seus estudos de piano em Goiás. Concluiu com nota máxima o Doutorado em Artes Musicais - Piano Performance pela Universidade do Colorado em Boulder (EUA), Mestrado em Música - Piano Performance pela Universidade do Wyoming (EUA) e Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Goiás. Teve como professores David Korevaar, Bob Spillman, Theresa Bogard, Maria Helena Jayme e Lílian Carneiro de Mendonça, e aperfeiçoou-se com a professora Nadezhda Eismont no Conservatório de São Petersburgo (Rússia). 

Diego Caetano é o co-fundador e Diretor Artístico no Ávila International Music Festival em Ávila (Espanha) e presidente da World Piano Teachers Association - Texas. Atualmente é professor de piano na Sam Houston State University e é um Artista Shigeru Kawai.

Programa:

Preludio de Mirabel No. 1 | A. Garcia-Abril 
Arabesque, Op.61 | C. Chaminade
Sonata in C Minor, Op. 21 | C. Chaminade
Allegro Appassionato
Andante
Allegro
Intermezzo in A – flat major | F. Poulenc 
Les soirées de Nazelles | F. Poulenc

Préambule. Extrêmement animé et décidé

Variations:

I. Le comble de la distinction. Vif et gai
II. Le cœur sur la main. Modéré
III. La désinvolture et la discrétion. Presto
IV. La suite dans les idées. Très large et pompeux
V. Le charme enjôleur. Très allant
VI. Le contentement de soi. Très vite et très sec
VII.Le goût du malheur. Lent et mélancolique
VIII. L’alerte vieillesse. Très rapide et bien sec
Cadence. Très large et très librement –
Final. Follement vite, mais très précis

CONEXÕES MUSICAIS

Recital de piano - Chansons et Mélodies
Diego Caetano
Música erudita 
Data: 24 de maio de 2022 – Terça-feira
Horário: 20h
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/ MG
Entrada franca
Info: 3409-8300

Foto: Daniil Rabovsky

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.