Notícias

Livro de professora da UFMG mostra como a Lava Jato pôs a 'política no banco dos réus'

Marjorie Marona, da Ciência Política, falou sobre a operação em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa

A operação Lava Jato é considerada um dos acontecimentos políticos de maior relevância nos últimos anos no cenário brasileiro. A força-tarefa esteve bastante presente nos noticiários, chegando a ter aprovação popular de mais de 90%, e levou personalidades às condições de herói e vilão. Em nome da luta contra a corrupção, os trabalhos se desenrolaram em diversas instâncias do Poder Judiciário, com atuação do Ministério Público e da Polícia Federal.

Essa fase, no entanto, passou, e muitas posições se modificaram nesse tabuleiro, principalmente depois que foram descobertas diversas irregularidades nas ações jurídicas. Condenações foram anuladas e a operação foi sendo desarticulada, até chegar ao fim em 2020. Uma análise desse capítulo emblemático da história recente do país é feita pelos professores Marjorie Marona, da UFMG, e Fábio Kerche, da Unirio, no livro A política no banco dos réus – a operação Lava Jato e a erosão da democracia no Brasil. Na obra, os professores analisam dos pontos de vista institucional, político e midiático como a atuação da Lava Jato ultrapassou limites constitucionais, fragilizou a democracia e gerou graves consequências econômicas.

Marjorie Marona falou sobre os desdobramentos da operação em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa. Ouça a conversa com a apresentadora Luiza Glória (produção: Alícia Coura e Nicolle Teixeira, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória).

A política no banco dos réus: a Operação Lava Jato e a erosão da democracia no Brasil é uma publicação da editora Autêntica e pode ser encontrada em livrarias físicas e virtuais. Mais informações estão disponíveis no site da editora.

Foto: Reprodução

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.