Notícias

Show: Macondos convida a cantora baiana Assucena, neste domingo

A programação musical do Circuito Municipal de Cultura continua

Seguindo a programação, no dia 22, às 18h, a banda Macondos (BH) sobe ao palco com participação especial da cantora e compositora Assucena (BA). No repertório, músicas inéditas e autorais, com nuances e texturas musicais que perpassam do jazz à salsa, do afrobeat ao carimbó, tornando acessível o que normalmente é considerado seleto e sofisticado. Predominante instrumental, mas com pitadas de intervenções vocais, a banda  investe em diversas pesquisas culturais, abrindo espaço para experimentações e descobertas, sempre com foco no respeito às ancestralidades. Macondos é formada por Marcelo Dai (bateria/voz), Aloízio Horta (baixo), João Gabriel (guitarra), Lucas De Moro (teclado), Daniel Guedes (percussão), Pedro Aristides (trombone), Pedro Mota (trompete) e Vinicius Augustus (saxofones/flauta).

Cantora, compositora, intérprete e atriz, Assucena ficou conhecida por atuar durante seis anos com a banda As Baías, projeto com o qual foi indicada duas vezes ao Grammy Latino (2019 e 2020) e conquistou duas categorias no 29º Prêmio da Música Brasileira. Nascida e crescida em Vitória da Conquista (BA), Assucena vive em São Paulo (SP) e neste 2022 abre espaço para sua carreira solo, na qual projeta desenvolver suas aspirações musicais e poéticas próprias, passeando pelo pop, a mpb, o samba, entre outras invenções mais.

PROGRAMAÇÃO DO QUINTA NO RAUL

Dando continuidade a esta edição do Quinta no Raul, Marcelo Veronez (BH) traz o show "Como se não tivesse acontecido nada". Inspirado na música homônima presente no disco de 1973 da diva Maria Alcina, o show tem músicas de artistas como Marku Ribas, Milena Torres, Brisa Marques, Chico Buarque e Bertold Brecht. A performance ainda inclui um texto de Idylla Silmarovi que dá à apresentação o formato de show-discurso.

Marcelo conta que na apresentação há paralelos sobre reflexões do período da ditadura e da contemporaneidade no Brasil com a ideia de enfrentamentos e da continuidade da “vida normal” apesar dos absurdos diários e cotidianos. “As músicas foram escolhidas não só pela autoria, mas também pelo tema e como a obra trata estas questões. Os blocos musicais são muito dramatúrgicos. Gosto muito da ideia de como as músicas se comunicam entre si e com o público”, afirma.

Marcelo convida os artistas Letícia Leal, na viola caipira; Davi Fonseca, no piano; e Cláudio Moraleida, na guitarra. Rafael Bacelar assina a direção de cena e Pedro Fonseca e Yuri Vellasco, que também integram o show no baixo elétrico e bateria, assinam a direção musical. Marina Arthuzzi e Akner Gustavson assinam o desenho de luz e Ana Cecília Assis a produção executiva.

O show acontece na quinta-feira, 26, às 20h, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado.

Já Dom Pepo (BH) finalmente integra a programação do Quinta no Raul no dia 2 de junho, após cancelamento do show, marcado anteriormente para janeiro, devido a contaminação de covid-19 de um dos integrantes. Nessa nova data a banda belo-horizontina lança Caos & Cura, seu segundo álbum, concebido em meio à pandemia, um diálogo com questões vivenciadas pelos integrantes e pela sociedade durante esse período.

O público irá curtir as canções do novo trabalho, cuja sonoridade passeia pela música pop e a MPB, além das canções importantes dos oito anos de história. A banda é formada por Chico Bueno (baixo), Gabriel de Mattos (teclados), João Vitor Rocha (vocal), Matheus diRocha (guitarra) e Max Teixeira (violão e vocal), além de Sarah Kacowicz (produção).

SOBRE O MÚSICA DE DOMINGO

Nascido na década de 1950, o Música de Domingo surgiu com a proposta de fomentar e difundir a música de orquestra e de câmara e, a partir de 1990, passou a ser realizado no Teatro Francisco Nunes, onde a programação seguiu ininterrupta até 2009. Foi retomado em 2019 e, com a pandemia da covid-19, teve suas atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, o Música de Domingo voltou à programação da cidade desde setembro de 2021.

O projeto retorna com uma programação musical quinzenal, sempre nas tardes de domingo, em formato presencial, apresentando as mais variadas facetas da música instrumental e cantada.

SOBRE O QUINTA NO RAUL

Desde a inauguração do Teatro Raul Belém Machado, às quintas-feiras foram ocupadas preferencialmente por artistas que residem no entorno da unidade. Inicialmente, o projeto era intitulado como Rock no Raul, uma vez que era ocupado exclusivamente pelos coletivos de bandas de rock autorais dos bairros do entorno. À medida em que a unidade tornou-se conhecida, surgiu a necessidade de ampliação de atendimento para outros ritmos e outras áreas, tais como dança, artes cênicas, entre outras.

A programação do Quinta no Raul é quinzenal e gratuita.

SOBRE O CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, e mantém, nesta nova etapa, iniciada em julho de 2021, o compromisso de oferecer programação cultural de qualidade, com atrações gratuitas e para todas as faixas etárias. O Circuito já realizou 556 apresentações, alcançando um público de mais de 677 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 2.900 trabalhadores, entre artistas, mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de covid-19.

CIRCUITO NAS REDES

YouTube da Fundação Municipal de Cultura: youtube.com/canalfmc
Instagram do Circuito Municipal de Cultura: instagram.com/circuitomunicipaldecultura
Facebook do Circuito Municipal de Cultura: facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh
Site do Circuito Municipal de Cultura: www.circuitomunicipaldecultura.com.br

SERVIÇO: Música de Domingo 
Macondos convida Assucena (22/05)
Horário: 18h
Entrada: evento presencial gratuito
Classificação: livre
Local: Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1321 - Centro)
Ingressos: Retirada antecipada pelo link (https://www.diskingressos.com.br/) ou na entrada do evento, sujeito a lotação

Quinta no Raul 

Marcelo Veronez apresenta "Como se não tivesse acontecido nada" (26/05)
Dom Pepo apresenta “Caos e Cura” (02/06)
Horário: 20h
Entrada: evento presencial gratuito
Classificação: livre
Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata snº - Alípio de Melo)
Ingressos: Retirada antecipada pelo link (https://www.diskingressos.com.br/) 

Para mais informações, acesse: www.circuitomunicipaldecultura.com.br

Foto: Fernanda Tiné

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.