Notícias

Histórias Africanas são tema de atividade gratuita no Espaço do Conhecimento UFMG

A contação de Histórias da África de A a Z acontece no próximo domingo (22), às 15h

Os diferentes povos ao redor do globo possuem distintas interpretações que explicam a origem do universo, o surgimento do mundo e dos seres vivos. No continente africano, as crenças e imaginários dos grupos étnicos mobilizam relações de ancestralidade e religiosidade. No próximo domingo, 22 de maio, às 15h, o público do Espaço do Conhecimento UFMG vai conhecer a história de alguns desses povos.

Com intuito de promover o encontro com os saberes africanos, a atividade buscará apresentar as narrativas que servem como base para tais crenças. De acordo com Abraão Veloso Machado, estudante de Artes Visuais da UFMG e estagiário do Núcleo de Ações Educativas do museu, “a atividade é importante porque contribui para quebrar um pouco a ideia de África como uma grande região homogênea, quando na verdade é um continente com muitos países e uma grande diversidade sociocultural.”

Pensada para 15 participantes, a atividade será realizada no 3° andar do Espaço do Conhecimento UFMG, em frente à instalação das cosmogonias (conjunto de crenças e doutrinas que buscam explicar a origem e princípio do universo). “De início, vamos discutir de forma geral as percepções da África a partir de um grande mapa em tecido, e a partir daí, falaremos de características dos 4 povos abordados (Akan, Banto, Iorubá e Zulu), antes de contar algumas de suas histórias”, afirma Abraão Veloso.

Crianças, jovens e adultos estão convidados para a contação de histórias que acontecerá no domingo (22), às 15h. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada na recepção do museu.

“Histórias da África de A a Z” integra a programação do Espaço para a 20a Semana Nacional de Museus, do IBRAM. Confira mais informações clicando aqui!

Fotografias: Fernando Silva

Serviço: Histórias Africanas são tema de atividade gratuita no Espaço do Conhecimento UFMG (Contação de Histórias da África de A a Z)

Dia:  22 de maio,  às 15h

Público: até 15 participantes (crianças, jovens e adultos)
Endereço: Praça da Liberdade, 700 - Funcionários, Belo Horizonte

Atividade Gratuita

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH   

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.

Foto: Fernando silva

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.