Notícias

Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades presenciais, gratuitas, neste final de semana

Oficina de criação de novas palavras será realizada no sábado; domingo será dia de contação de histórias da África

Neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de maio, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários) promove duas atividades presenciais e gratuitas. A oficina de sábado vai propor uma brincadeira com a língua portuguesa através da criação de novas palavras. Já no domingo, um encontro com os saberes africanos será promovido pela apresentação de narrativas tradicionais de povos do continente. Estão convidados a participar crianças a partir de seis anos, adolescentes, jovens e adultos.

Oficina: Hora da Palavra

No dia 21 de maio, às 15h, acontecerá no Espaço do Conhecimento UFMG a oficina A Hora da Palavra, que irá propor o processo de criação de novas palavras, utilizando as imagens e as instalações da exposição virtual Sertão Mundo e buscando trabalhar a criatividade dos participantes. A atividade, gratuita e presencial, possui 15 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada na recepção do museu.

Inventar novas expressões, juntar duas palavras fazendo com que se transformem em outra ou atribuir novos significados às palavras que já existem são exemplos do processo, chamado pelos linguistas de neologia, que faz surgir palavras e significados novos. Os neologismos são responsáveis pela eterna transformação da língua portuguesa e são utilizados por diversos autores da literatura brasileira. Nesse contexto, a atividade visa contribuir para a percepção da língua portuguesa como viva e fluida, para o respeito das variedades linguísticas do Brasil, contra o preconceito linguístico e em favor de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Contação de Histórias da África de A a Z

No domingo, 22 de maio, às 15h, o público do Espaço do Conhecimento UFMG irá promover a atividade Contação de Histórias da África de A a Z. Pensada para 15 participantes, a atividade será realizada no 3° andar do Espaço, em frente à instalação das cosmogonias (conjunto de crenças e doutrinas que buscam explicar a origem e princípio do universo). “De início, vamos discutir de forma geral as percepções da África a partir de um grande mapa em tecido, e a partir daí, falaremos de características dos quatro povos abordados (Akan, Banto, Iorubá e Zulu), antes de contar algumas de suas histórias”, afirma Abraão Veloso Machado, estudante de Artes Visuais da UFMG e estagiário do Núcleo de Ações Educativas do museu.

Com intuito de promover o encontro com os saberes africanos, a atividade buscará apresentar as narrativas que servem como base para tais crenças. De acordo com Abraão Veloso: “a atividade é importante porque contribui para quebrar um pouco a ideia de África como uma grande região homogênea, quando na verdade é um continente com muitos países e uma grande diversidade sociocultural.”

Hora da Palavra e Histórias da África de A a Z integram a programação do Espaço para a 20ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Confira mais informações clicando aqui.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Serviço: Oficina Hora da Palavra
Data: 21 de maio, sábado
Horário: 15h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte/MG)
Atividade gratuita

Contação de Histórias da África de A a Z
Data: 22 de maio, sábado
Horário: 15h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte/MG)
Atividade gratuita

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.