Notícias

Cinefoot BH começa no próximo dia 30 de maio

O Festival apresenta uma extensa programação gratuita, com filmes dedicados ao futebol, oficinas, exposições, homenagens especiais, além de histórias que marcaram o país e o mundo.

Em época de Copa do Mundo todos os olhos se voltam para uma verdadeira paixão mundial, o futebol. Aliado a isso, une-se a beleza e magia do cinema em exibições cheias de histórias, tradições e personagens, que marcaram e ainda marcam o imaginário do público. Essa é a proposta do CINEFOOT – Festival de Cinema de Futebol – que chega a capital mineira a partir do dia 30 de maio.

 

A programação contará com exibições de curtas e longas, bate-papos, oficinas e Mostra Competitiva até o dia 4 de junho. Já a programação paralela com exposições, vídeos instalações, midiateca e exibições “Hora do Intervalo” vão até o final da Copa do Mundo. As atividades serão realizadas no Cineart Ponteio, Cine Belas Artes, espaços que integram o Circuito Cultural da Praça da Liberdade(Museu das Minas e do Metal e Memorial Minas Gerais – Vale)e Oi Futuro.

 

Será a primeira vez que o festival terá uma mostra competitiva em Belo Horizonte, juntando-se a Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, serão exibidos 10 longas-metragens, sendo dois internacionais (Búlgaria e Uruguai), quatro inéditos e uma sessão especial e rara do Canal 100. Além disso, serão exibidos 12 curtas de países como Japão, Espanha, Argentina, Iraque/Arábia Saudita, Bélgica, Holanda e Uruguai. “O CINEFOOT BH se torna uma mostra competitiva pela primeira vez, e isso é muito importante. A programação cresce em qualidade, cresce em diversidade. Teremos a presença de vários cineastas internacionais e também brasileiros, que estarão aqui apresentando seus filmes em mostras competitivas de Curta e Longa-Metragem. É um salto na história do CINEFOOT BH”, conta Antônio Leal, idealizador e diretor geral do CINEFOOT.

 

A noite de abertura, no dia 30 de maio, no Cineart Ponteio, contará com uma sessão fechada com a première do filme “R49”, sobre o jogador Ronaldinho Gaúcho, atualmente no Clube Atlético Mineiro. “O R49 seguiu uma carreira para outras janelas da distribuição cinematográfica. E essa noite vai marcar a presença do filme em uma tela grande. A cultura audiovisual brasileira de futebol é de se assistir aos filmes na telinha de casa, com o DVD que se compra, ou com a própria cobertura esportiva, todas as quartas-feiras e domingos. Está ali fixado na telinha da TV. Nós chamamos as pessoas para viver a experiência de assistir filmes de futebol na tela grande. E é isso o que a gente quer fazer nessa noite de abertura com o R49. Será uma noite muito especial”, explica Antônio.

 

Outra comemoração importante da noite será os 60 anos da camisa canarinho (amarelinha), que ultrapassou os limites do futebol, tornando-se um símbolo do país. O homenageado será o criador da camisa, o gaúcho Aldyr Schlee. Participa, ainda, o cineasta Rene Goya Filho, que dirigiu o documentário “Gaúchos Canarinhos”, sobre a história da criação da camisa.

 

Os 100 anos da seleção brasileira será homenageado com a presença de representantes do time inglês Exeter City, primeiro time adversário da história do Brasil, no ano de 1914. “Há uma enorme euforia por parte do clube em estar presente neste dia. Naquela época, o time viajava pela América do Sul fazendo amistosos e foi convidado a ir ao Rio de Janeiro para enfrentar o Brasil. A seleção brasileira o venceu por 2 a 0. Foi a primeira partida e a primeira vitória do Brasil há 100 anos”, completa Antônio. Nomes como Ronaldinho Gaúcho; Araguari Atlético Clube (primeiro time de futebol feminino do país) e o estádio do Mineirão também receberão uma menção especial durante o evento.

 

O CINEFOOT BH conta com patrocínio: Gerdau, Oi. Apoios: Oi Futuro, Memorial Minas Gerais – Vale, Museu Brasileiro do Futebol, Minas Arena, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Cineart Ponteio Lar Shopping, Cine Belas Artes e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Realização: Conexão Cultural, IBEFEST, Le Petit e MASCOTE.

 

O CINEFOOT BH é realizado através dos recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

 

SOBRE O CINEFOOT

 

O CINEFOOT é o primeiro e único  festival de cinema do Brasil e da América Latina dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. Sua programação inclui mostras competitivas internacionais, mostras especiais, debates, oficinas, concursos de vídeos, homenagens, além de uma série de atividades. O festival é chancelado pelo Ministério do Esporte para integrar a Programação Oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo 2014. Esta indicação resultou de uma Chamada Pública para Seleção de Projetos, que recebeu mais de 200 inscrições de várias partes do Brasil. A Chancela do Ministério do Esporte destaca o CINEfoot como projeto prioritário no conjunto de ações culturais previstas para a Copa do Mundo 2014.

 

O CINEFOOT contribui fortemente para a difusão, promoção e reflexão dos filmes sobre futebol, num evento dedicado exclusivamente a esta temática. Realizado com entrada franca, contribui para a formação de público na democratização do acesso pelos espectadores, propiciando a milhares de frequentadores a oportunidade de viverem a experiência mágica do cinema gratuitamente.

 

 

LOCAIS:

Abertura e Encerramento: Cineart Ponteio Lar Shopping

Mostra Competitiva: Cine Belas Artes

Mostra Dente de Leite: Memorial Minas Gerais – VALE

Mostra Hora do Intervalo: Oi Futuro e Memorial Minas Gerais - VALE

Midiateca: Memorial Minas Gerais – VALE

Exposição Mineirão: Concreto, Aço e Alma: Museu das Minas e do Metal

Oficina Novos Canarinhos: Museu das Minas e do Metal

Oficina Cinefoot lab: Museu das Minas e do Metal

Bate Bola: Museu das Minas e do Metal

Cidade do Cinefoot: Museu das Minas e do Metal

 

ESPAÇO CINEART PONTEIO LAR SHOPPING

Abertura e Homenagens (para convidados)

Data: 30 de maio

Horário: 21h

 

Encerramento e Premiação

Data: 4 de junho

Horário: 21h

 

CINE BELAS ARTES

Mostra Competitiva

Data: 31 de maio a 3 de junho

Horários: 19:30 e 21:30

 

ESPAÇO MEMORIAL MINAS GERAIS - VALE

Mostra Dente de Leite

Auditório

31/05 às 11h e 16h - Sessão Dente de Leite

01/06 ás 11h e 14h - Sessão Dente de Leite

03/06 às 10h e 15h - Sessão Dente de Leite

04/06 às 10h e 15h - Sessão Dente de Leite

 

Mostra Hora do Intervalo

Sala Espetáculo - 30 de maio até o final da copa (Programações exclusivas - Hora do Intervalo) 

 

Oi FUTURO

Mostra Hora do Intervalo

01/06 ás 16h - Sessão Hora do Intervalo

03/06 às 16h - Sessão Hora do Intervalo

04/06 às 16h- Sessão Hora do Intervalo

 

ATIVIDADES PARALELAS

 

OFICINAS

ESPAÇO MUSEU DAS MINAS E METAL – GERDAU

Oficina Novos Canarinhos (Arte Educativa)

Data: 31 de maio e 1 de junho (sábado e domingo)

Horário: das 15h às 17h

 

Oficina CINEFOOT Lab

Data: 31 de maio a 1 de junho (sábado e domingo)

Horário: das 12h às 18h

OBS: Orientação para as Inscrições serão divulgadas em breve

 

CIDADE DO CINEFOOT/ BATE BOLA/ EXPOSIÇÃO

 ESPAÇO MUSEU DAS MINAS E METAL – GERDAU

Cidade do Cinefoot/Bate Bola -  Praça da Convivência

 (Exposição com alguns objetos do Museu Brasileiro de Futebol – Cedido pelo Minas Arena/ Museu Brasileiro do Futebol)

Data: 01 de junho a 13 de julho

Horário: terça a domingo das 12 às 18h e na quinta-feira, das 12h às 22h

Bate Bola: 05 de junho às 19h e 08 de junho às 16h

 

Auditório – Exposição: Mineirão: Concreto, Aço e Alma

Data: 01 de junho a 13 de julho

Horário: terça a domingo das 12 às 18h e na quinta-feira, das 12h às 22h

 

MIDIATECA

ESPAÇO MEMORIAL MINAS GERAIS - VALE

Midiateca - 30 de maio até o final da copa (Filmes das programações do Cinefoot estarão disponíveis para consulta)

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.