Notícias

Festa Portuguesa no coração da capital mineira

Com pratos típicos, belos vinhos e atrações culturais, evento na Praça Marília de Dirceu comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

No próximo dia 7 de junho, a partir das 10h, Belo Horizonte acordará em tons de verde e vermelho para a celebração da Festa Portuguesa, promovida pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais. Boa gastronomia, apreciação de vinhos, artesanato, literatura, danças folclóricas, música típica e até um pop rock lusitano farão parte da programação, que marca o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa.

 

Em sua 4ª edição, o evento cresce em expectativa de público, infraestrutura e atrações.  Cerca de 8 mil pessoas são esperadas no entorno da Praça Marília de Dirceu, no bairro Lourdes – que ganhou esse nome em homenagem à obra máxima do aclamado poeta português, Tomás Antônio Gonzaga. Além da apresentação do grupo folclórico Gil Vicente, o destaque deste ano serão os artistas internacionais, que trarão para a capital mineira a diversidade dos ritmos portugueses.

 

A dupla pop Virgem Suta virá diretamente da região do Alentejo - no sul de Portugal - para apresentar um repertório moderno e bem-humorado. Pela primeira vez no Brasil, os músicos Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo mostrarão porquê são reconhecidos pelo público lusitano em um show como fortes referências na cultura contemporânea local. O fado português também estará presente, dessa vez numa versão em piano – uma tradição da década de 1870 – interpretada por Mário Moita, que volta ao Brasil para apresentar canções tradicionais e composições próprias.

 

Gastronomia e literatura

 

A festa já caiu no gosto do belo-horizontino, que uma vez por ano troca o tradicional pão de queijo pelos deliciosos pasteis de Belém. Seis restaurantes serão responsáveis pelos quitutes lusitanos, entre eles, a Taberna Baltazar, o Doces de Portugal e o Armazém Medeiros. O bacalhau, pela tradição, é a principal iguaria no cardápio e será oferecido no formato de pataniscas, bolinhos e saladas frias. A cerveja portuguesa Superbock é nova na festa e acompanhará a fartura. Serão oferecidos ainda vinhos lusitanos, com todas as suas nuances, para acompanharem os pratos.

 

Outra novidade é o sarau literário, comandado pelo cônsul geral de Portugal em Belo Horizonte, André de Mello Bandeira. O escritor português José Luis Peixoto é um dos convidados e apresentará alguns de seus livros publicados no Brasil. Conhecido por seu estilo, o escritor já recebeu vários prêmios, incluindo o Prémio Literário José Saramago, no ano de 2001, e seus livros foram traduzidos em mais de 20 idiomas. Durante o evento, o público também poderá participar do sorteio de uma viagem completa para duas pessoas para Portugal, promovido pela Master Turismo e pela rede Pousadas de Portugal.  

 

O evento tem o patrocínio de Cimentos Liz, Mate Couro e Ormimaq – pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas –, e dos bancos Espírito Santo (BES) e Mercantil. A realização é feita em parceria com o Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte (CCLB); o Consulado de Portugal em Belo Horizonte; a Elos Club; a Associação dos Moradores do Bairro de Lourdes (Amalou), com apoio do Banco Caixa Geral de Depósitos – Brasil; do Hospital na Residência; da rede Pousadas de Portugal, administrado pelo Grupo Pestana; da corretora de seguros Sabseg Minas; do San Francisco Flat; e do grupo Master Turismo. A produção é da Nó de Rosa Produções.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.