Notícias

"O que você foi quando era criança?" estreia em BH

Com direção de Rita Clemente e texto de Lourenço Mutarelli, espetáculo explora as relações existenciais de forma crítica e sarcástica. Estreia será no dia 28 de maio, no CCBB BH.

O circo chega ao fim e um palhaço segue caminho em busca de emprego. Ao chegar na cidade grande é recebido com uma festa por um primo e seus convidados. Novos personagens e situações criam um novo cotidiano. O enredo se desenvolve a partir de frágeis relações, que vão se revelando em torno de uma reflexão sobre a existência humana, com pinceladas de crítica e sarcasmo. Essa é a proposta de “O que você foi quando era criança?”, montagem desenvolvida a partir do texto de Lourenço Mutarelli e direção de Rita Clemente, que estreia na capital mineira no dia 28 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB BH).

 

A peça apresenta personagens como num cartoon. A montagem recria as situações para instaurar uma dramaturgia paralela ao texto – conceito recorrente nos trabalhos de Rita Clemente - na qual novas perspectivas dos personagens vão tomando forma.  Temas como relações sociais forçadas, o conforto obtido através do consumo, a dissimulação do fracasso por meio do riso e o caráter caricato das relações superficiais do dia a dia são abordados de diferentes formas. A direção de Rita Clemente implementa novos contornos ao texto e refaz, através de um estudo mais aprofundado dos personagens e situações, novos planos para propiciar uma leitura mais delicada por parte do espectador: “ o texto nos coloca diante da crítica e do sarcasmo e, nós, interpretes, atores, diretora e todos envolvidos na criação, damos a ele novas perspectivas e um estofo de sentimentos e sensações, como tornar tridimensional um desenho. Essa é nossa contribuição” conta Rita. O espetáculo estará emtemporada até 9 de junho, de quarta à segunda, a preços populares.

 

O elenco reúne um grupo de atores com Bianca Fernandes, Débora Borges, Márcio Monteiro, Raquel Castro e Yasmin Santana, que tiveram seu primeiro encontro com Rita Clemente na montagem do espetáculo “Delírio & Vertigem” - com textos curtos de Jô Bilac, no Oficinão 2012, do Galpão Cine Horto - além do ator LeonardoFernandes, que integra o núcleo, e Ricardo Righi, ator convidado para este trabalho. A partir desse encontro nasceu o desejo de criação de novos projetos entre os atores e Rita, que vêm desenvolvendo um trabalho contínuo, a partir de textos de autores nacionais e internacionais. O texto de Lourenço Mutarelli surgiu durante essa pesquisa por autores contemporâneos. O interesse imediato em montá-lo se deu diante da dinamicidade de um texto aparentemente leve e cômico, mas que deixa entrever em seus personagens, a princípio caricatos e no absurdo das situações, a fragilidade das relações e vulnerabilidade do que é humano, compondo um retrato trágico e burlesco da sociedade contemporânea.

 

A cenografia do espetáculo, assinada por Luciana Buarque, é pensada a partir desta vulnerabilidade que os personagens apresentam e da impossibilidade de libertação de seus papeis. A casa se configura, assim, como um local de confinamento e prisão, como os animais adestrados mantidos presos para o espetáculo circense.

 

A montagem do espetáculo “O que você foi quando era criança?” é realizada com recursos do Prêmio Myriam Muniz.

 

Sobre Rita Clemente – É graduada em Música pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Artes Cênicas pela Fundação Clóvis Salgado (CEFAR/Palácio das Artes), onde lecionou durante 10 anos, logo após sua conclusão. Foi ainda professora no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto e dos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto.  Premiada recentemente como MELHOR DIREÇÃO do espetáculo “Dias Felizes: Suíte em 9 movimentos” pelo PREMIO QUESTÃO DE CRITICA (que prestigia a cena inovadora no Rio de Janeiro), Rita tem estabelecido novas parcerias em outros estados como é o caso de “Fluxorama”, que estreou em outubro de 2013, no Oi Futuro Flamengo/ RJ. Rita divide direção e cena com outros dois atores /diretores cariocas a partir de texto de JÔ Bilac (premiado dramaturgo brasileiro). Assinou a direção de diversos trabalhos como "Luas e Luas" (Prêmio de Melhor Direção pelo Sinparc); "Nesta Data Querida" (Cia. Luna Lunera); "Rubros: Vestido, bandeira, batom..." (texto de Adélia Nicolete); o premiado ""Amores Surdos" (Grupo Espanca!) onde foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor direção; "Dias de Verão" (Prêmio Melhor Direção SESC/Sated 2005) e "Proibido Deitar" (O Clube), dentre outros. Como atriz integrou também os elencos da minissérie "A Cura" e das novelas "Cama de Gato" e "A Vida da Gente", com participações recentes em “Amor a Vida”, todas produções realizadas pela Rede Globo de Televisão; além de participar dos longas-metragens "Pequenas Histórias" e "Batismo de Sangue".

 

Sobre o autor Lourenço Mutarelli - Escritor, artista gráfico, roteirista e ator. Publicou diversos álbuns de histórias em quadrinhos, hoje cultuados entre o público do gênero.O cheiro do ralo, seu primeiro romance, saiu em 2002, seguido por O natimorto e Jesus Kid.  Também escreveu peças de teatro e atuou em curtas-metragens e no filme O cheiro do ralo, de Heitor Dhalia. Os quadrinhos, como também o cinema, exercem influência sobre os seus romances, em que se encontra predominância de diálogos e apelo visual. Com comicidade, suas histórias exploram a psicologia dos personagens e a crítica à cultura de metrópoles.

 

Sobre Luciana Buarque - Nascida em Recife em 1961, formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), morou dois anos em Seattle (EUA) onde estudou inglês, modelagem e design de joias. De volta ao Brasil, começou a trabalhar com figurino sendo assistente do artista plástico Romero de Andrade na peça A Vida é Sonho, dirigida por Gabriel Villela. Assinou seu primeiro figurino na peça Romeu e Julieta (1992), do grupo Galpão, também dirigida por Villela. Com esse trabalho ganhou os prêmios de melhor figurino pela Associação Paulista de Críticos de Arte e pelo Festival Internacional de Santo Antônio, Texas. Estreou na TV com o especialUma Mulher Vestida de Sol, dirigido Luiz Fernando Carvalho, com quem trabalhou em Hoje é Dia de Maria I e II e A Pedra do Reino e Suburbia, Correio Feminino e Alexandre e Outros Heróis. No cinema, seu primeiro trabalho foi como figurinista de Mandarim (1995), de Júlio Bressane. Em seguida fez Tiêta do Agreste (1996) de Cacá Diegues; Sudoeste (2011), de Eduardo Nunes e Nosso lar (2010), de Wagner Assis. Como figurinista de Hoje é Dia de Maria, teve seu trabalho exposto na Mostra Brasileira da Quadrienal de Praga de 2011, que ganhou a Triga de Ouro, prêmio máximo da Quadrienal. Criou, em parceria com Thanara Schönardie, figurino para três editoriais do Caderno Ela do Jornal o Globo: Contos de Cristal, As Cores de Suburbia e Correio Feminino. Como diretora de arte fez Delírio e Vertigem, direção de Rita Clemente.

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.