Notícias

9ª Festa Portuguesa reunirá comidas típicas e apresentações musicais no entorno do Museu Abílio Barreto

EVENTO CELEBRA AS CULTURAS DE PORTUGAL E DO BRASIL COM OS PRINCIPAIS RESTAURANTES TEMÁTICOS DA CIDADE, NO DIA 8 DE JUNHO

A tradicional Festa Portuguesa já tem data marcada para acontecer este ano: dia 8 de junho. A 9ª edição repete o sucesso do local, o entorno do Museu Abílio Barreto e promete trazer para BH um gostinho especial das terras lusas. O evento acontece das 10h às 22h e traz estandes recheados de pratos típicos, vinhos e cervejas artesanais. A festa comemora o Dia de Portugal no Brasil e o Dia de Camões, além de ser uma ótima oportunidade de confraternização entre brasileiros e luso-descendentes. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas circulando por lá, durante todo o dia.

“Os laços que unem mineiros e portugueses são muito fortes, mas nem sempre perceptíveis. A Festa Portuguesa é uma forma de trazer Portugal para a capital mineira e de possibilitarque as pessoas vivam o melhor dessa cultura na nossa cidade”, explica Carlos Alberto, vice-presidente da Câmara Portuguesa.

Para que o público possa experimentar um pouco dos sabores da culinária de Portugal que foram importados para o nosso país, a festa contará com bolinhos de bacalhau, já bastante conhecidos dos mineiros, pastéis de nata, alheiras, sardinhas assadas, frango no churrasco, além de rótulos de vinhos portugueses do Verdemar e cervejas artesanais da Verace. Entre os pratos mais elaborados, algumas opções prometem chamar a atenção, como Bacalhau Belorizontino, Sardinha Assada Mineirinha, Pudim de Vinho do Porto, Pastel de Feijão, Mexidinho de bacalhau, Porquinho de coentrada grelhado e Canjica com sorvete de doce de leite. Eles serão oferecidos por restaurantes daqui, mas que carregam um DNA bem português. São eles: Taberna Baltazar, Armazém Medeiros, Caravela, Restaurante do Porto, Tugas Culinária de Portugal, Doces de Portugal, Casa di Maria e Sorveteria Alento.

Inspirado na candidatura de BH à Rede das Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia, o concurso gastronômico desta edição vai premiar os pratos e sobremesas que melhor traduzam a influência da cozinha portuguesa e africana na mineira.

“Nosso grande anseio é que os mineiros e todos os brasileiros possam olhar para o que foi a presença dos portugueses de uma forma saudável, com os aspectos positivos que ela teve em sua origem. A gastronomia mineira está profundamente influenciada pela culinária portuguesa e africana. Queremos cada vez mais aprofundar nessas semelhanças para construir a nossa festa”, afirma Carlos Alberto.

Além das atrações gastronômicas, o evento também traz apresentações musicais e artísticas da Banda da Polícia Militar, Charanga Pop, Choro por Elas, Grupo Folclórico Gil Vicente de dança tradicional portuguesa, Coral Luís de Camões e DJ convidado. Tudo isso em um ambiente arborizado e aconchegante com direito a espaço de piquenique para aproveitar sem pressa toda a programação luso-brasileira.

A Festa Portuguesa 2019 é realizada pela Câmara Portuguesa em Minas Gerais, com correalização do Consulado de Portugal, Centro da Comunidade Luso Brasileira (CCLB) e Elos Clube. Tem o patrocínio do Supermercado Verdemar, Refrigerantes Mate Couro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, ECB-Empresa Construtora Brasil, Cervejaria Verace, Quantum Engenharia e Consultoria Ltda. Conta com o apoio da Azeite Andorinha, Sabseg Corretora de Seguros, Master Turismo e Hospital na Residência.

Foto:  Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.