Notícias

Palestras gratuitas com arquitetos dão dicas sobre como melhorar o ambiente residencial

Programação realizada on-line, entre os dias 25 e 29 de maio, marca os dez anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Newton

Com a pandemia do novo coronavírus e a importância do distanciamento social, os ambientes das casas estão sendo adaptados e ganhando novos usos. Entre os dias 25 e 29 de maio, a Newton promove a Semana da Arquitetura e Urbanismo, refletindo, com palestras on-line ministradas por professores do curso, a qualidade de vida em ambiente de interior. As atividades são gratuitas, abertas ao público e marcam os dez anos do curso do centro universitário. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2Tq44Mo.

De 25 a 27 de maio, às 18h, a programação traz dicas para melhorar o ambiente residencial, contemplando noções de layout, cores para o home office, iluminação e paisagismo.  “A nossa casa está sendo adaptada a novos usos, com o home office, o homeschooling, além do tempo integral que as pessoas estão tendo que permanecer nela. O novo olhar chega para preparar os ambientes para as novas demandas e também buscar conforto”, analisa Rodrigo Reis, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Professores com atuação e pesquisas nas áreas de conforto ambiental, sustentabilidade, projeto arquitetônico e expressão, paisagismo e arquitetura de interior serão responsáveis por conduzir o conteúdo. Haverá espaço para perguntas e debate entre os participantes.

Plano diretor e sustentabilidade – Nos dias 28 e 29, a programação é direcionada aos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Newton, mas aberta a todos que tiverem interesse também. Por meio de um seminário on-line, os participantes discutirão o novo plano diretor de Belo Horizonte e a implantação da agenda 2030 da ONU. Serão analisados a política e os desafios urbanos do município, alterações e avanços na legislação urbana e pautas como zoneamento, ocupação do solo, interesse ambiental, patrimônio cultural, habitação de interesse social e mobilidade urbana.

“A programação da Semana de Arquitetura e Urbanismo Newton revela, de certa forma, o formato do nosso curso, voltado para a formação de profissionais com capacidade de execução de projetos, desenvolvendo condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social”, pontua o coordenador Rodrigo Reis. A programação faz parte da 17ª Semana do ICE (Instituto de Ciências Exatas) do Centro Universitário Newton Paiva.

Semana da Arquitetura e Urbanismo Newton Paiva

Quando: 25 a 29 de maio, às 18h

Inscrições: gratuitas pelo link https://bit.ly/2Tq44Mo

Sobre a Newton – Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.