Notícias

A sala de aula como arte, um universo desbravado pelo artista Alisson Damasceno

O jovem artista mineiro trabalha com a consciência estética como instrumento emancipador, em exposição e performance

No dia 30 de maio, às 19h, o artista Alisson Damasceno realiza performance e bate-papo sobre a exposição “DizOrdem”, na Galeria de Arte BDMG Cultural. Na ocasião, também será lançado um catálogo sobre a mostra, que se apropria de várias linguagens artísticas e intervenções para apresentar o universo da educação.

Nascida de experiências vivenciadas na rede pública de ensino de Belo Horizonte, onde Alisson atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a mostra é parte de uma pesquisa relacionada a questionamentos sobre o papel do professor de arte enquanto artista, professor e pesquisador. Por esse motivo, na exposição é possível ver instalações e esculturas produzidas com restos de mobiliário escolar.

Na performance do dia 30 de maio, Alisson quer transmitir a mensagem sobre a necessidade do corpo estar em movimento dentro da escola. “É o saber da experiência, do fazer. Isso precisa ser discutido e ter mais atenção. A performance toca nesse lugar da presença, do nosso corpo, do corpo que fala”, explica o artista.

Habilitado em pintura pela Escola Guignard, Alisson Damasceno refletiu sobre a consciência estética como instrumento emancipador, em um manifesto disponibilizado para os visitantes da exposição. Nele, reflete-se a questão de que os processos criativos merecem ser concebidos por meio do seu potencial transformador, apresentando-se como possibilidade de serem prolongados por experiências participativas. É a arte gerando arte e conhecimento.

De acordo com o artista, DizOrdem sugere que onde há ordem excessiva, não há espaço para singularidades. Ao mesmo tempo, alguma noção ordenada é necessária para que processos cognitivos sejam possíveis. “Apresento o ambiente escolar ordenado e desordenado, ultrapassado e em constante renovação, esquecido, mas sempre em foco de discussões como a peça central deste jogo provocativo”, afirma.

Foto: Élcio Paraíso

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.