Notícias

Museu Inimá de Paula inicia agendamento para o criança no museu 2019

O programa recebe alunos de escolas públicas e privadas desde 2010

Oferecer uma atividade extraclasse que ensina e desperta nas crianças a consciência sobre a preservação e valorização do patrimônio cultural. Esse é o principal objetivo do projeto Criança no Museu que tem previsão de atender, em 2019, dois mil estudantes oriundos de escolas públicas de Minas Gerais. Desde 2010, apoiado pela Lei Municipal, Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, em diferentes edições, o projeto já contemplou milhares de alunos, possibilitando a visitação com o intuito de compreender como as manifestações artísticas podem influenciar no dia a dia da sociedade.

Em 2018, ao todo, mais de 132 instituições visitaram as exposições, sendo que 90% delas foram da rede municipal ou estadual de ensino. Para viabilizar a ida dos estudantes é disponibilizado: transporte escolar, mediação no espaço expositivo e kit com material didático - contendo livreto com a história do artista Inimá de Paula e do prédio que abriga o museu, além de lápis HB, borracha, apontador, caixa de lápis de cor, régua e, para finalizar, um lanche.

Atualmente, estão disponíveis as seguintes exposições temporárias: Raízes ÁfricaBrasil, de Alyson Carvalho com curadoria de Claudia Jannotti e Madonas Brasileiras, de Leonora Weissmann, com curadoria de Manu Grossi.

Os estudantes atendidos pelo projeto vão desde os primeiros anos da educação básica, a partir do ensino infantil com idade mínima de cinco anos, até os últimos anos do ensino regular. Os inseridos na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), também são contemplados pelo projeto. Cada faixa etária e ano de curso são levados em consideração para o planejamento da dinâmica da visita.

Os Roteiros

As visitas podem ocorrer a partir da escolha de quatro temas diferentes, de acordo com a proposta de cada instituição ao visitar o Museu.

O “Projeto Poético de Inimá de Paula” tem o objetivo de apresentar os princípios do processo criativo do artista, discutir suas características gerais e problematizar sua figura, relacionando os objetos encontrados em seu ateliê, com suas pinturas.

Já o “Mundo Visto por Inimá” proporciona um passeio pelas paisagens pintadas por ele ao longo de seus 60 anos de atuação, no qual têm muito mais a falar sobre o seu tempo de produção e o seu contexto do que aquilo que se pretende reproduzir. Surgem como foco desse roteiro o desenvolvimento de uma compreensão crítica da arte, como também, a ampliação das habilidades de percepção visual, atenção e memória, através do trabalho com a imaginação, a interpretação e a comunicação verbal.

A terceira possibilidade de visita, “arquitetura e história do Museu”, tem com objetivo despertar o interesse pela arquitetura, seus estilos e a própria cidade de Belo Horizonte através da exploração da história do prédio.

O roteiro “Exposições Temporárias”, por sua vez, possui como objetivo abordar características pertinentes à mostra em exibição.

Os agendamentos são realizados através do telefone (31) 3213-4320 e já estão disponíveis desde 20 de maio. As visitas ocorrem de terça a sexta, nos seguintes horários: 09:00h-10:00h; 10:00h-11:00h; 14:00h-15:00h; 15:30h-16:30h e 19:00h-20:00h.

O programa Criança no Museu é contemplado dentro do Projeto Manutenção 2019, aprovado via lei de incentivo a cultura federal, com apoio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério da Cidadania e do Governo Federal, e viabilizado a partir do patrocínio do Banco Santander e Banco Inter.

Foto: Inimá de Paula

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.