Notícias

"Desafios atuais do gestor financeiro" foi tema de palestra para acadêmicos da UFMG

O executivo e especialista em finanças Ricardo Salera, falou sobre a importância da previsibilidade para a tomada de decisões do profissional de finanças

O que vem por aí? O que irá acontecer? A provocação para alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi do Superintendente de Finanças e Controle da FIEMG, Conselheiro e vice-presidente Executivo – Indústria 4.0, no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças IBEF Minas Gerais, Ricardo Salera.

Salera destacou na palestra para acadêmicos da Universidade Federal, que a incerteza hoje bate à porta de todas as economias globais. “A pouco tempo, a certeza de grandes conglomerados de predomínio no mercado (leia-se Nokia que alcançou 1 bilhão de clientes em 2007 e virou pó), não tem resistido aos ciclos cada vez mais curtos de inovação, em todos os segmentos do mercado”, explicou. Daí, segundo Salera, a necessidade de um planejamento estratégico cuidadoso, com previsibilidade, avaliando todos os possíveis cenários de riscos em todos os aspectos.

Salera pontuou os riscos oriundos do ambiente externo e interno. No externo a necessidade de conhecer o seu cliente, os seus concorrentes, produtos e fornecedores. No interno o equilíbrio financeiro de custos, orçamento e contabilidade.

“Quer ser um bom Controller, então entenda de custos nos detalhes, fazendo planejamento financeiro, avaliando dados operacionais de toda a empresa. Fique atento a mudanças repentinas do mercado. Em qualquer cenário, seja positivo ou de grave crise, toda empresa necessita que os setores financeiro e fiscal estejam bem-preparados”, ensina.,

Ricardo Salera é também Conselheiro de Administração da Clamper e Escadas Síntese, Membro do Comitê de Auditoria Estatutária da Codemge / Codemig, Membro do Conselho Fiscal da Sonda Ativas. É Administrador e Contador, com mestrado em estratégia na PUC-MG, MBA - FDC, pós MBA Kellogg e na GKGSB, em Beijing, cursos de extensão na Warthon e Insead, em liderança, finanças e estratégia, Curso de Conselheiro – FDC e IEL, curso de Data Science e Inteligência Artificial pela Universidade de Chicago.

Salera ainda destacou a importância da transmissão e compartilhamento de ideias e conhecimento com o mundo acadêmico,

Link com palestra completa: https://www.youtube.com/watch?v=EzcnGTIzO_E

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.