Notícias

Freeland defende o futebol-arte - "A inteligência é extremamente necessária, mas a criatividade é a nossa maior beleza, e ela está se perdendo"

Episódio desta terça-feira (26/05) debate com o gerente da base do futebol do Flamengo sobre formação do atleta no Fut Talks

Durante a quarentena, jogos históricos estão sendo reprisados na TV, ressuscitando a polêmica do jogar bonito ou vencer. O gerente da base do futebol do Flamengo, Eduardo Freeland, defende a volta do futebol-arte, fazendo contrapontos com o futebol moderno.

O executivo do rubro-negro é o convidado desta terça-feira (26/05), do Fut Talks para falar sobre a formação integral do atleta. “O profissionalismo faz com que 1 X 0 seja suficiente, porque dá um retorno para o clube que precisa atingir o objetivo financeiro. Mas aí você tira a criatividade do treinador e dos atletas”, diz.

Segundo Freeland, a profissionalização está começando na base, castrando a criatividade dos jogadores. “Hoje você tem que dar resultados no sub-15, sub-17 e sub-20. Em qual momento daremos liberdade para a equipe técnica e para os jogadores potencializarem as suas habilidades individuais?”, questionou.

O futebol era um jogo mais intuitivo, porém não menos inteligente. “Estamos robotizando nossos atletas, tirando deles a autonomia, consequentemente diminuindo a autoestima e o protagonismo. A inteligência é extremamente necessária para chegarmos ao alto nível, mas a criatividade é a nossa maior beleza, e ela está se perdendo””, diz.

Para Freeland, sem autonomia a tendência do jogador é seguir protocolos dentro e fora de campo. “Eles acabam tomando decisões mais pragmáticas e óbvias, que é muito diferente do futebol que tínhamos no nosso país. É claro que não podemos comparar épocas, porque o futebol mudou, a velocidade e as exigências são outras, mas acho que estamos profissionalizando cedo demais o futebol”, opina.

Freeland vai conversar conosco, nesta terça-feira (26/05), no Fut Talks. Uma conversa sobre formação integral do atleta. O vídeo estará disponível a partir das 14 horas, nos canais da Universidade do Futebol - Instagram e Youtube - instagram.com/udofutebol - youtube.com/user/UnivDoFutebol.

O Fut Talks é um projeto da Universidade do Futebol que traz duas vezes na semana, nomes importantes do esporte para tratar de temas polêmicos que envolvem aspectos técnicos, de gestão, estratégia e política. Um espaço do pensar estratégico para a transformação do futebol.

O programa vai ao ar todas às terças e sextas-feiras às 14 horas.

Próximo: Na sexta-feira (29/05), a conversa será com o diretor executivo do Sport Recife, Lucas Drubscky.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.