Notícias

Nesta semana, CINE 104 destaca o Cinema Independente dos EUA

Disponibilizando, de quarta a sábado, dois filmes por semana por meio do Vimeo, os filmes ficam disponíveis de forma gratuita por 48 horas

Encerrando a programação de maio do “CINE104 em Casa”, o espaço exibe filmes de Jim Jarmusch e David Lynch, dois diretores símbolos do cinema independente dos EUA, marcado por contrapor a produção dos grandes estúdios existente em Hollywood. Disponibilizando, de quarta a sábado, dois filmes por semana por meio do Vimeo, os filmes ficam disponíveis de forma gratuita por 48 horas

O Cinema produzido nos Estados Unidos conquistou diversos espectadores ao redor do mundo com seus filmes grandiosos, símbolos de uma indústria consolidada e estabelecida em Hollywood. Contudo, o chamado “Cinema Americano Independente” representa um contraponto prolífico de obras cinematográficas que, sobretudo a partir da década de 60, tem se dedicado à liberdade de expressão na forma, estilo e liberdade criativa dos cineastas. Os cinéfilos interessados em conhecer um pouco mais sobre este estilo e seus diretores expoentes, ganharam uma boa notícia: para fechar a programação de maio do “CINE 104 em Casa”, o espaço exibe gratuitamente nos dias 27, 28, 29 e 30 de maio, filmes de Jim Jarmusch e David Lynch, ambos nomes importantíssimos da produção independente contemporânea em Hollywood.

Na quarta (27/05) e quinta-feira (28/05), será exibido o longa “Paterson”, dirigido por Jarmusch, uma bonita e tocante obra sobre a poesia nas pequenas e singelas coisas da vida. Protagonizado por Adam Driver, o longa acompanha a melancólica rotina de Paterson, um pacato motorista de um ônibus escolar, que coincidentemente, tem o mesmo nome da cidade onde vive e escreve poesias em seu tempo livre. Já na sexta-feira (29/05) e no sábado (30/05) é a vez do documentário “David Lynch: A Vida de um Artista”, que convida o espectador à uma jornada intima com Lynch, desmiuçando suas inspirações, buscas e propostas para um cinema de impacto emocional e instintivo. O cineasta fala sobre suas pinturas, sua visão da arte e sobre sua forma de criar a partir de ideias e vivências. Uma oportunidade para conhecer melhor tanto o homem quanto o artista, um dos mais relevantes do cinema contemporâneo.

Disponibilizando, de quarta a sábado, dois filmes por semana por meio do Vimeo, os filmes ficam disponíveis de forma gratuita por 48 horas. Os links e respectivas senhas para acesso aos filmes são disponibilizados ao meio dia (12:00) nas páginas oficiais do Centoequatro: Facebook (www.facebook.com/centoequatro/), no Instagram (@centoequatrobh) e no site do 104 (www.centoequatro.org). Para assistir, basta clicar no link e digitar a senha. A curadoria da programação é assinada por Mônica Cerqueira.

A programação do CINE 104 é uma realização viabilizada pelo Ministério da Cidadania e Lei de Incentivo à Cultura.

Programação “CINE104 em Casa”

27/05 e 28/05: “Paterson”, de Jim Jarmusch(2016)

Duração: 1h58

Sinopse: Adam Driver é o ator que interpreta Paterson, um pacato motorista de um ônibus escolar, que coincidentemente, tem o mesmo nome da cidade onde vive, Paterson, em Nova Jersey/EUA. O filme mostra a melancólica rotina de Paterson, que vive com sua namorada, seu cachorro e os poemas que ele cria no seu dia-a-dia. Os versos do personagem são de autoria de Ron Padgett, um dos poetas contemporâneos favoritos de Jim Jarmusch.

O link e respectivas senhas para acesso aos filmes serão disponibilizados nas páginas oficiais do Centoequatro: Facebook (www.facebook.com/centoequatro/) , no Instagram (@centoequatrobh) e no site do 104 (www.centoequatro.org). Para assistir, basta clicar no link e digitar a senha.

29/05 e 30/05: “David Lynch: A vida de Um Artista”, Rick Barnes, Olivia Neergaard-Holm e Jon Nguyen (2016)

Duração: 1h28

Sinopse: O documentário nos leva para uma jornada íntima com David Lynch, um dos diretores mais enigmáticos do cinema. Nessa jornada, conhecemos suas vivências, suas buscas e inspirações. Desde sua infância idílica numa pequena cidade nos Estados Unidos, até as ruas escuras da Filadélfia, que o inspiraram na criação de ERASERHEAD (1977), seu primeiro longa-metragem. Lynch fala sobre suas pinturas, sua visão da arte e sobre sua forma de criar a partir de ideias e vivências. Uma oportunidade para conhecer melhor o homem e o artista.

O link e respectivas senhas para acesso aos filmes serão disponibilizados nas páginas oficiais do Centoequatro: Facebook (www.facebook.com/centoequatro/) , no Instagram (@centoequatrobh) e no site do 104 (www.centoequatro.org). Para assistir, basta clicar no link e digitar a senha.

Foto: IMDB

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.