Notícias

Centro Cultural UFMG abre exposição de objeto tridimensional de aluno da Universidade

A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG

O Centro Cultural UFMG exibe, até 26 de junho, o objeto Ajuntar para virar semente, de autoria do aluno Victor Borem com curadoria do professor Fabrício Fernandino. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

Ajuntar para virar semente

O objeto surgiu da vontade do artista de materializar o afeto. Em uma série de esculturas macias, de diversos tamanhos, Victor tenta explorar a poética intrínseca nas matérias, evocando sentimentos de carinho, conforto, acolhimento e calor. Ele busca em sua história e na história de suas matriarcas objetos que tenham ligação ao afeto e encontra no bordado, na costura, no tecido, na lã e na linha o acalanto que germina como semente.

Borem deu o nome de semente às esculturas com o desejo de que elas germinem e afetem o ambiente de quem as toca e as vê. Começou a idealizar esse trabalho a partir de uma necessidade que via em si e nos outros de se deixar descansar, abaixar as barreiras e se tornar vulnerável, permitir ser tocado e tocar, aguçar os sentidos e entender o seu lugar no mundo como seguro e quente. Ainda que como um artifício ou um faz de conta, quis proporcionar essa experiência de alguma forma, para que, ao menos por alguns segundos, minutos ou horas, as pessoas pudessem escapar.

O artista

Victor Borem nasceu em Belo Horizonte, em 1999, mas residiu toda a sua vida em Nova Lima. Seus avós e grande parte da sua família vivem em Itaguara, Minas Gerais, local onde teve um contato profundo com o universo das costureiras e bordadeiras, em meio a panos de prato, toalhas de mesa, bordados e rendas. O artista cresceu nesse ambiente e se identificou com as artes e, antes mesmo de iniciar a faculdade, já trabalhava com cerâmica, o que possibilitou participar, em 2019, de uma residência artística em cerâmica no interior do Japão, durante um período de dois meses e meio. Lá, vivenciou de perto a importância da tradição e da história nos processos de vida e como esses legados e vivências podem se transformar em arte. Atualmente, cursa Artes Visuais - habilitação em escultura - na Escola de Belas Artes da UFMG, onde também é monitor de cerâmica. Desenvolve seu trabalho artístico inspirado nesse universo onde cresceu e cresce todos os dias.  

Escultura no Centro

O projeto busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

Serviço: Ajuntar para virar semente - Victor Borem
Período expositivo: até 26 de junho
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Espaço Expositivo Vão da Escada, Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro – Belo Horizonte)
Classificação: livre
Entrada gratuita

Foto: Victor Borem

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.