Notícias

Projeto Verbo:Gentileza lança #ArteSalva com projeções de obras em empenas de BH, São Paulo, RJ, Porto Alegre e Recife

Ministério da Cidadania apresenta o Festival Verbo:Gentileza por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH

A gentileza como ação contínua e em movimento. É isso que o Verbo:Gentileza propõe desde sua concepção em 2016. São quatro anos de escuta, de diálogo com a cidade e de um processo de transformação em rede para uma vida urbana mais gentil e, consequentemente melhor.

E no dia 28 de maio, das 19h às 21h, o movimento colaborativo Verbo:Gentileza lança a galeria digital #ArteSalva, na qual obras de arte serão projetadas em empenas de prédios em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. A ação tem parceria com o coletivo Projetemos, curadoria de Leandro Miranda e pretende mostrar a produção de artistas durante o isolamento social.

Entrando em seu quinto ano, o projeto torna-se ainda mais necessário e urgente, “o século 21 já trazia todos esses desafios e a pandemia concentrou, intensificou e acelerou a turbulência, forçando o sistema que inventamos e habitamos aos seus limites. Do ponto de vista humano, não está fácil. Estamos sendo convidados a reinventar todas as relações que construímos e mantemos com nós mesmos, com os outros e com o planeta. Mais que nunca a gentileza seria capaz de nos curar. E, se a #GentilezaCura; a #ArteSalva” contextualiza Erlana Castro, co-criadora do movimento.

Nesta primeira edição do #ArteSalva, participam: Cristiano Xavier (fotógrafo); Rodrigo Oliveira (videomaker), Carolina Correa (atriz), Fernanda Takai (cantora – com o vídeo lyric “Terra Plana”), Beth Freitas (fotógrafa e videomaker), Leonardo Lima (diretor), Márcia Charnizon (fotógrafa), Nina Maalej (fotógrafa), Estevão Andrade (fotógrafo) e Leandro Miranda (videomaker).

Quem está próximo às empenas terá a possibilidade de admirar uma exposição de obras de arte sem sair de casa. As pessoas que não puderem alcançar as projeções, poderão acompanhar a transmissão em tempo real no perfil do projeto no Instagram (@verbogentileza). Neste mesmo dia, será lançada uma campanha para que artistas interessados enviem seus trabalhos para serem projetados nas próximas edições. Um formulário será disponibilizado no site e a curadoria fará a seleção das obras. O Verbo:Gentileza disponibiliza, ainda, o vídeo com as obras para quem quiser projetar no seu bairro, para que a arte chegue ao maior número de pessoas possível.

Em um segundo momento, os trabalhos irão compor uma galeria virtual e serão colocados à venda, como forma de contribuir com os artistas. “Queremos mostrar a produção artística nesse período em que há muita angústia, mas que a arte se torna uma ferramenta de externar esse sentimento. Já o espectador tem um alento para os olhos e para a alma. A arte cura e conecta. E com isso podemos também democratizá-la, levá-la para dentro das casas das pessoas e contribuir para que artistas tenham visibilidade e possam, ainda, vender seus trabalhos”, explica Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

Em suas Living Room Sessions, sessões interativas no zoom, o Verbo:Gentileza continua ouvindo e dialogando com a sociedade. E o Festival Verbo:Gentileza se prepara para ser realizado em ambiente digital e terá a galeria #ArteSalva na programação.

“Nosso caminho até aqui, em que nossos verbos regentes foram ouvir, dialogar, convidar e realizar, nos deu uma bagagem para enfrentar esta situação conflituosa que estamos vivendo. A gentileza e a arte são peças fundamentais para a cura e para a reflexão que precisamos neste momento. Agora, em nosso quinto ano, queremos nos tornar, de fato, uma rede colaborativa e gentil. Este é nosso objetivo para 2020”, explica Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

 

Galeria digital #ArteSalva

Lançamento: Quinta-feira, 28 de maio, às 19h às 21h.

Local: empenas de prédios em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

Transmissão online: Instagram.com/verbogentileza

Curador: Leandro Miranda

Artistas: Nesta primeira edição do #ArteSalva, participam: Cristiano Xavier (fotógrafo); Rodrigo Oliveira (videomaker), Carolina Correa (atriz), Fernanda Takai (cantora – com o vídeo lyric “Terra Plana”), Beth Freitas (fotógrafa e videomaker), Leonardo Lima (diretor), Márcia Charnizon (fotógrafa), Nina Maalej (fotógrafa), Estevão Andrade (fotógrafo) e Leandro Miranda (videomaker).

Mais informações: verbogentileza.com.br

 

SOBRE O VERBO:GENTILEZA

O projeto Verbo:Gentileza surgiu em 2016, em Belo Horizonte, com o objetivo de ser uma plataforma de ações individuais, coletivas, on e off-line. E engajar – por meio da cultura, da educação e de ações de conscientização – as pessoas a buscarem soluções mais inteligentes, compartilhadas e sustentáveis, para melhorar a vida nos grandes centros urbanos.

Na prática, o projeto atua em três frentes. As redes sociais são um canal de escuta e de criação de conteúdo, buscando dar luz a iniciativas afins e incentivar posturas gentis. As ações pop-up na cidade propõem trazer reflexão, conectar pessoas, elucidar projetos. E o Festival Verbo:Gentileza é a celebração do projeto com o público, o momento em que as ações se juntam e uma programação cultural e de reflexão é disponibilizada gratuitamente. Em 2019 será a quarta edição do evento.

Em sua trajetória, o Verbo:Gentileza passou por diversos momentos. Em 2016 ele se apresentou à cidade. No Festival, o público foi convidado a escrever seus anseios e desejos, pessoais e coletivos. Houve escuta, conversa e muita troca de conhecimento.

Em 2017, as ideias ganharam mais movimento e saíram do papel com formatos, roteiros e interações maiores e diferentes. Em 2018, já ciente do seu papel transformador, o projeto ganhou contornos de rede e não apenas de manifesto. Inspirado nessa essência que é a ação, foi escolhido o verbo “convidar” para nortear o conceito do ano. Foi assim, abrindo e aceitando convites, que o Verbo:Gentileza se fez mais presente.

Em 2019, após muita escuta e troca, ele surge com uma resposta: contar com a força de pessoas realizadoras, com um objetivo em comum. Neste ano, o projeto deu mais um passo para se tornar uma rede, que conecta gentilezas e contribui efetivamente para uma vida urbana melhor.

Em 2020, em meio a uma pandemia mundial, o Verbo:Gentileza utiliza toda sua bagagem para contribuir para uma necessidade de todos, com uma certeza: a gentileza cura.

REALIZAÇÃO: MINISTÉRIO DA CIDADANIA e Pátria Amada Brasil Governo Federal. Conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5.000 médicos cooperados e colaboradores ao Programa Sociocultural.

Foto: Beth_Freitas

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.