Notícias

Cidades históricas mineiras recebem concerto com fortepiano e órgão

O cravista Pedro Persone e a organista Elisa Freixo se apresentam em Tiradentes e São João Del-Rei no feriado de Corpus Christi


“Um espaço como as Cidades Históricas mineiras devem ser um ponto para irradiar concertos e servir de modelo para outras regiões de nosso país”. É com esta afirmação que o cravista Pedro Persone se prepara para recitais nas cidades de Tiradentes e São João Del-Rei, no feriado prolongado de Corpus Christi. Pedro, que divide os concertos com a organista Elisa Freixo, se apresenta ao fortepiano, instrumento considerado o pai do piano moderno.


Com programas diferenciados para as duas cidades, os músicos trazem anos de pesquisa em música clássica e erudita para as Cidades Históricas. Na quinta-feira, dia 4 de junho, eles dividem a audição em São João Del-Rei com composições de Claementi, Kozeluh, Eybler e Stépán ao fortepiano e Knecht, Soler e Scarlatti ao órgão. A apresentação acontece às 18h30 no Museu Regional. O evento é gratuito.


Em Tiradentes, a dupla se apresenta no interior da Igreja Matriz de Santo Antonio com composições de Mozart e Haydn ao fortepiano e C.P.E.Bach, João de Souza Carvalho e Antônio Leal Moreira ao órgão. O recital acontece na sexta-feira, 5 de junho, às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos na Matriz, a partir de R$ 35,00 (inteira).
 
 

Os músicos
Pedro Persone é doutor em Performance Histórica pela Universidade de Boston. Natural de Tietê, São Paulo, graduou-se em Cravo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e aperfeiçoou seus estudos na Europa, com destaque para cursos Fortepian (Amsterdam) e Patrick Cohen (França). Retornou ao Brasil e reintroduziu o fortepiano no circuito musical, produzindo o primeiro CD com o uso do instrumento no País. Apresentou-se em recitais (solo, música de câmara – continuo e obligato – e como solista) em Amsterdã e Haarlem (Holanda), Boston,  Cambridge, Framingham, Los Angeles, Miami, Nova York (Estados Unidos), Edinburgo (Escócia), Milão (Itália), Paris (França). Em  2008, criou o primeiro curso de Fortepiano da América Latina. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (RS).
 
 
Elisa Freixo tem uma das mais importantes carreiras do País na atualidade. Após ter concluído seus estudos no Brasil, viveu quatro anos na Europa. Estudou órgão e cravo, tendo cursado a Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Hamburgo, Alemanha, a Schola Cantorum de Paris e o Conservatório Nacional de Rueil Malmaison, França. De volta ao Brasil em 1982, vem se apresentando aqui e no exterior em inúmeros concertos de órgão, cravo e fortepiano. Desenvolve uma atividade paralela como camerista. Reside hoje em de Tiradentes, Minas Gerais. A partir de 1985, gravou discos e CD’s, alguns de produção independente, dedicados a obras de J.S.Bach, Mendelsohn, autores românticos, e uma série dedicada ao órgão da Sé de Mariana. Seu primeiro CD dedicado ao repertório espanhol do século XVIII, recebeu um prêmio inédito entre artistas brasileiros: o Grand Prix du Disque da Nouvelle Academie Française, uma das distinções mais importantes do mercado fonográfico mundial.
 
Foto: Divulgação 

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.