Notícias

Em sua 13ª edição, Festa Portuguesa tem programação gratuita no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, com gastronomia e musicas tradicionais

A festa tem entrada gratuita, das 10h às 20h, com restaurantes típicos da cidade que participam de cozinhas-show

No sábado, dia 10 de junho, os entornos do Museu Histórico Abílio Barreto serão palco mais uma vez da tradicional Festa Portuguesa, em sua 13ª edição, com atrações gastronômicas e culturais, que celebram a integração entre Brasil e Portugal. Neste ano, a programação dá destaque para a música, com estilos que passeiam por Portugal, Minas Gerais, países da África, além de trazer diversos pratos típicos da culinária portuguesa. A festa tem entrada gratuita e reúne, das 10h às 20h, os melhores restaurantes típicos da cidade que apresentam suas gastronomias e participam de cozinhas-show. 

O evento, promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio de Minas Gerais, celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. 

“A Festa Portuguesa comemora em 2023 sua 13ª edição, e nesta vamos mais uma vez reafirmar amizade entre Portugal e Minas Gerais com a melhor festa de rua de Belo Horizonte, trazendo atrações culturais e artísticas que refletem como as identidades Portuguesa e Mineira compartilham similaridades, numa sublime e indiscutível afirmação das raízes comuns”, diz Carlos Alberto Lopes, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - Minas Gerais.

Programação gastronômica e cultural

As atrações gastronômicas contam com casas que carregam um DNA português em suas receitas e histórias, para que o público possa se deliciar com sabores vindos do além-mar e que fazem parte da raiz da cultura mineira. Dentre os participantes estão os restaurantes: Caravela, Capitão Leitão, Restaurante do Porto, Taberna Baltazar, Tasca São Bento e Vila Brasão; e as docerias: Doces de Portugal, Casa di Maria, Confeitaria Bela Lisboa, e Tarte BH.

Já a programação artística apresenta a riqueza da cultura luso-brasileira manifestada em diversas linguagens, com destaque para a música. Entre as atrações estão DJ Andy Molinari e Boy, duo que prepara um set exclusivo para o evento, repleto de novidades, e com remix de músicas portuguesas, com lembranças de Fado, para garantir que todos tenham um dia inesquecível. O Coral Luís Camões se apresenta com músicas tradicionais de canto coral, sejam brasileiras ou estrangeiras, sacras, eruditas ou populares, sob a regência do Maestro Leonardo Cunha. O grupo desenvolve uma constante pesquisa no repertório de músicas portuguesas sem deixar de lado as músicas brasileiras, mantendo sempre essa referência luso-brasileira.

Outra atração será a Banda Corpo de Bombeiros que se apresenta tocando diversos ritmos e estilos, com repertório nacional e internacional. O artista Pedro de Sena, gaiteiro desde 2014, formado pela EAST - Escola de Artes e Saberes Tradicionais, na cidade do Porto, apresenta-se com a tradicional Gaita de Fole. A festa contará também com show do mineiro Tom Nascimento, cantor, instrumentista, intérprete e compositor que revive sonoridades dos seus 25 anos de carreira dedicados à música. 

A programação conta com apresentação de dois grupos folclóricos: o Grupo Aruanda, um dos maiores representantes da cultura parafolclórica do Brasil, dedicando-se a pesquisar, preservar e divulgar as danças e os cantos folclóricos nacionais; e o Grupo Gil Vicente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte com um espetáculo de música folclórica e tradicional portuguesa.

A Charanga POP apresenta-se com releituras instrumentais para clássicos do rock, pop nacional e internacional. O público também poderá desfrutar do espetáculo “O País de Camões... E as suas Canções!” de Paola Gianinni, que conta com vasto repertório luso-brasileiro. Entre as atrações também está o artista Tarcísio Costa, que para além de diretor de marketing da Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais, é fadista. A Festa Portuguesa contará ainda com show do grupo Alma Lusitana, formado em 2005, e único grupo de fado do sul do país, composto por Jéferson Luz, na guitarra portuguesa, Julia Machado, na voz, e Maurício Montardo, no violão.

Uma novidade este ano é a criação de pacotes turísticos em parceria com as operadoras Trilhas de Minas e Master Turismo no intuito de atrair um público lusófono que se encontra fora da cidade para que venham vivenciar Portugal em Belo Horizonte. É uma oportunidade para que mineiros de outras partes do estado venham até Belo Horizonte e também turistas de outras partes do país.

A Festa Portuguesa 2023 tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, Gasmig, companhia de gás de Minas Gerais e da Cervejaria Verace. Realizador: Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais, Co-realizadores:  Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Centro da Comunidade Luso Brasileira de BH e Elos Clube. A Festa Portuguesa conta com o apoio dos Azeites Andorinha, Rádio CDL FM 102.9, Hospital na Residência, Instituto Camões, Atex do Brasil e Sabseg Seguros.

SERVIÇO: 13ª Festa Portuguesa
Data/horário:  Sábado, 10 de junho, das 10h às 20h.
Local:  Esplanada e entorno do Museu Histórico Abílio Barreto
Acesso gratuito, com doação espontânea de alimentos para as obras sociais da Paróquia de Santo Inácio de Loyola.

Programação artística:

10:00 - Abertura e  DJ Andy Molinari e Boy
10:30 - Coral Luís Camões 
11:30 - Banda Bombeiros
12:00 - Gaita de Fole
12:30 - Tom Nascimento
13:30 - Grupo Aruanda
14:00 - Charanga POP
15:00 - Grupo Gil Vicente 
16:00 - Paola Gianinni com espetáculo “O País de Camões... E as suas Canções!”
17:00 - Tarcísio Costa, fados tradicionais
18:00 - Alma Lusitana
19:00 - Banda de Rock Nolli Brothers

Mais informações:

Instagram: @festaportuguesabh
Site: www.camaraportuguesamg.com.br

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.