Notícias

Curta Circuito exibe “Paixão na Praia”, primeiro longa-metragem do cineasta homenageado Alfredo Sternheim

O diretor, roteirista e jornalista Alfredo Sternheim dará uma masterclass gratuita no dia 20 de junho; inscrições podem ser feitas até 17 deste mês no site www.curtacircuito.com.br

Dentro da programação que homenageia Alfredo Sternheim, o Curta Circuito - Mostra de Cinema Permanente traz mais um filme do diretor, o longa Paixão na Praia, que conta com Norma Benguell, Adriano Reys e Ewerton de Castro no elenco. O drama, com pitada erótica, foi finalizado em 1970, mas  ficou interditado pela censura até o ano seguinte pelo alegado motivo de expor os corpos nus dos atores. A produção segue a temática caliente dos filmes exibidos pelo Curta Circuito este ano, que trabalha com o tema País Tropical, trazendo o melhor do cinema popular nacional.  A sessão de Paixão na Praia é na próxima segunda, dia 05 de junho, às 20h, no Cine Humberto Mauro. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema 30 minutos antes da exibição. Excepcionalmente não haverá bate-papo após a exibição.
 

Primeiro longa metragem de Alfredo Sternheim - um dos nomes mais representativos da Boca do Lixo - Paixão na Praia recebeu o prêmio de Melhor Ator, para Ewerton de Castro, e Melhor Atriz Secundária para Lola Brah no Festival de Cinema do Guarujá, em 1971, e levou também o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, de Melhor Roteiro para Sternheim e Melhor Composição para Mário Edson, em 1972.

“Ainda que um romance se estabeleça em cena, a “paixão” do título do filme não se simplifica no sentimento de desejo de uma pessoa por outra. Estamos no começo dos anos 1970. O país da ditadura e do tricampeonato na Copa do Mundo é governado pelo general Médici, e o AI-5 está em pleno vigor e atividade. Grupos guerrilheiros se levantam contra o estado das coisas. São tempos daquela outra paixão, a que domina o emocional humano em prol de causas, convicções, idealizações e utopias elevadas ao grau máximo”, pontua o crítico de cinema Marcelo Miranda, que completa: Paixão na Praia nos retorna hoje cheio de ambiguidades e insinuações de um período turbulento da política e da sociedade brasileiras.

Paixão na Praia l Alfredo Sternheim, SP, 1970, 81'

Em plena crise matrimonial, Débora volta para sua casa de veraneio após deixar o marido Jacques no aeroporto. Ao chegar, é surpreendida por Pedro e Jairo, dois assaltantes movidos por intenções políticas. Aos poucos, Débora passa a se sentir atraída por um dos homens. A situação se agrava quando chega uma terceira integrante da quadrilha.

 

Elenco: Norma Bengell, Lola Brah, Edyr Castro, Ewerton de Castro, José Luiz Franca, Lena França, Walter Françoso, Lorival pariz, Ariclê Perez.

 

Alfredo Sternheim

Diretor, roteirista, jornalista e escritor, Alfredo Sternheim conheceu a Boca do Lixo como poucos. Crítico de cinema do O Estado de São Paulo e diretor de vários títulos, Alfredo trafegou entre intelectuais, atrizes, atores, diretores, fotógrafos e o mundo de personagens que fizeram da Rua do Triumpho um marco na história do cinema brasileiro. Ainda garoto, participou como ator em Osso, Amor e Papagaios, na Vera Cruz. Encantando pelas câmeras, tornou-se assistente de Walter Hugo Khouri e colega do também crítico Rubem Biáfora.

 

O Especial Alfredo Sternheim trará até o final de junho, quatro longas-metragens que são um resumo da trajetória do artista, além da MasterClass, que será ministrada por ele no dia 20 de junho, oportunidade única de conhecer os bastidores de suas produções. As inscrições para a MasterClass poderão ser feitas até 17 de junho no site oficial da mostra (www.curtacircuito.com.br).

 

Até o fim do ano, outro importante nome do cinema brasileiro também será homenageado pelo Curta Circuito: o cineasta Afrânio Vital (julho/agosto). No primeiro bimestre o homenageado foi o ator e produtor, Carlo Mossy

 

Sobre o Curta Circuito
Durante sua trajetória, iniciada em 2001, a Mostra de Cinema Permanente, que exibe exclusivamente filmes nacionais, sempre com entrada franca, conseguiu reunir um público de mais de 72 mil pessoas, que estiveram presentes em quase cinco mil sessões. A mostra, dirigida desde 2016 por Daniela Fernandes, da Le Petit Comunicação Visual e Editorial, é uma das referências em Minas e no Brasil como ação de formação qualificada de público, espaço de reflexão, debates sobre a cultura audiovisual e todos os aspectos que a envolvem, sejam técnicos, narrativos, estéticos, culturais e políticos. Em 2017 a curadoria passou a ser feita pela crítica de cinema e autora do blog Estranho Encontro, Andrea Ormond. Tendo já atuado em 18 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará, a mostra atualmente está presente em Belo Horizonte, onde tem como “sede” de suas exibições o Cine Humberto Mauro, e comemora a volta para os município mineiros de Montes Claros e Araçuaí. Já passaram pelo projeto convidados como Nelson Pereira dos Santos, Zé do Caixão, Sidney Magal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Darlene Glória entre outros. O Curta Circuito atua também na preservação e memória do cinema brasileiro, trabalhando na restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ. A iniciativa recebeu Mention do D'Hounner em Milão, em 2013, pela restauração do filme “Tostão, a fera de Ouro”, da década de 1970.  

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.