Notícias

“Domingo com Arte no Museu”recebe o grupo Oxente Uai

O Museu de Artes e Ofícios apresenta o grupo Oxente Uai, dia 04 de junho às 11h no projeto “Domingo com Arte no Museu”. Na ocasião será lançado o curta documentário  "O primeiro filho: diário de gravação do disco Feito Passarim", dirigido pela Quadro Negro Áudio Visual.

 

Oxente Uai surpreende com uma linguagem musical peculiar que garantiu à banda a conquista do público desde o início de sua formação: uma rica mistura dos ritmos populares, como xote, forró e baião, e a contemporaneidade da música erudita.

 

As releituras executadas pelo Oxente Uai criam uma sonoridade própria e experimental na voz de Raísa Campos que, acompanhada de Victor Rodrigues (violão e cavaquinho), Gilmar Iria (viola de arco e acordeom) e João Garcia (violoncelo). Participação especial do percussionista Kerson Luc.

 

Sobre Oxente Uai

 

Fruto da junção de dois mineiros e dois nordestinos, o grupo desenvolve há 5 anos uma pesquisa sensível sobre a relação da música erudita com a música popular nordestina e mineira. Tal estreitamento acontece na mistura de instrumentos diversos, como acordeom, violoncelo, cavaquinho e viola de arco. Também fazem parte dessa experimentação sonora a utilização de objetos cotidianos como instrumentos, é o caso de taças de vidro e folhas secas. É assim que o grupo propõe em seus arranjos um encontro poético entre os dois gêneros. Além da mistura de universos, o grupo também investiga a interseção entre as artes, criando conexões com o teatro, literatura e fotografia.

 

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=wx6eHECtt80

Foto: Vinícius Oliveira

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.