Notícias

X Semana Jurídica da Newton discute impactos da Covid-19 no Direito

Programação realizada on-line, entre os dias 2 e 3 de junho, reúne autoridades e pesquisadores nacionais e internacionais

Os impactos causados pelo novo coronavírus são, geralmente, associados às áreas econômicas, educacionais, sociais. Pensando na necessidade de contemplar a relação do Direito com as situações motivadas pela pandemia, a Escola de Direito da Newton promove a X Semana Jurídica pautando o tema. Nos dias 2 e 3 de junho, nos períodos da manhã e da noite, palestras on-line com pesquisadores nacionais e internacionais vão abordar o enfrentamento à Covid-19 por vieses como direitos humanos e constitucional, desafios do direito trabalhista, responsabilidade civil, contratos e tecnologia. O evento é aberto ao público. A programação completa e as inscrições estão disponíveis pelo link https://bit.ly/3eA9s80.

“Observamos o impacto da Covid na sociedade, mas com várias repercussões intrincadas ao Direito”, comenta o professor Michael César Silva, integrante da comissão organizadora e um dos mediadores das conversas. As 14 palestras, divididas em dois dias, foram estruturadas em painéis que perpassam eixos ligados ao direito público e ao direito e a tecnologia. Entre os profissionais com atuação no exterior estão Mafalda Miranda Barbosa, professora da Universidade de Coimbra, que ministrará palestra sobre erros de algoritmo, e Diego Valadares Vasconcelos Neto, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, abordando a solidariedade internacional no enfrentamento à Covid-19.

Entre os pesquisadores nacionais, estão o médico infectologista Carlos Starling, para discutir os determinantes clínico-epidemiológicos e o Novo Normal, Bernardo Gonçalves Alfredo Fernandes e Davidson Malacco Ferreira, abordando desafios do judiciário e da advocacia durante a pandemia. Os desembargadores Taisa Maria Macena de Lima e Sebastião Geraldo de Oliveira farão abordagens ligadas à Covid-19 e ao direito do trabalho. À frente das discussões tecnológicas estarão José Luiz de Moura Faleiros Júnior, o promotor Marcelo de Oliveira Milagres e o delegado Bruno Torquato Zampier Lacerda. Na área do Direito Privado, o procurador Nelson Rosenvald, Marcos Ehrhardt Júnior e Vinícius Gontijo proferirão palestras sobre direito civil e empresarial. Luciana Rodrigues Atheniense abordará o impacto da pandemia nos direitos dos viajantes.

“Por meio desses momentos de construção, enxergamos a oportunidade também de permitir o aprimoramento científico do Direito”, pontua o professor Michael César Silva. A X Semana Jurídica é realizada pelo Programa de Pesquisa da Escola de Direito (PPED) e pela Comissão de Eventos Científicos (CEC) da Newton.

X Semana Jurídica da Escola de Direito do Centro Universitário Newton Paiva

Quando: 2 e 3 de junho, de 8h às 10h30 e de 20h às 22h

Inscrições: gratuitas pelo link https://bit.ly/3eA9s80.

Sobre a Newton – Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Veja mais em newtonpaiva.br

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.