Notícias

zona de encontro reune mulheres artistas produtoras e outras

Zona de Encontro - #1 texturas

O que nós, artistas, produtoras técnicas, educadoras, polÍticas, indígenas, kilombolas, mães e LGBTQIA+, que compomos o universo do feminino, produzimos enquanto conhecimento no campo da arte? Como transformamos nossos saberes em fazeres? Como nossas práticas se conectam? Qual a importância da nossa memória? Como nos alinhar em nossas diferenças e atravessamentos? Como fortalecer e criar nossas redes?

Zona de Encontro é uma plataforma que possibilita a realização de processos criativos para produção de conhecimento e memória. Surge com a proposta de facilitar  encontros protagonizados por todas aquelas que se reconhecem nas mulheridades para trocas e registros de vivências artísticas, encruzilhando os processos criativos em artes às interfaces de invisibilização histórica étnica, racismo, machismo, misoginia e LBTQIA+fobia que vivemos pelo fato de estarmos no universo feminino, dentro desse campo e nesta sociedade. A partir de conversas e práticas que permeiam as representatividades, memórias, notórios saberes e re-existências femininas, feministas e transfeministas será instaurado um espaço aberto e democrático de debate ético e estético acerca das artes.

Pensar sobre como somos afetadas, atravessadas, acumuladas umas pelas outras em nossas diferenças é uma forma de lutar e sobreviver. Uma possibilidade de avançar em nosso devir político e "levantar a poeira" reivindicando espaço não apenas como corpos femininos mas, sobretudo, enquanto artistas, formadoras de opinião e construtoras de pensamento. Isso é revolucionário.

Reivindicamos a presença dos corpos femininos em suas diversidades, a esse universo negado, o resgate da nossa memória coletiva a partir da arte e não apenas nela. . Reivindicamos nossa memória por considerar fundamentalmente importante para nós conhecermos a nossa própria história, partindo dos afetos para as políticas, da ancestralidade para o agora. Uma Zona que alinha conhecimentos e constrói texturas a partir das diferenças compreendendo que nossas narrativas e nossas referências não precisam mais ser a do homem cis-hétero branco europeu, mas sendo umas referências vivas das outras, descolonizando e despatriarcalizando nossa criação, nossa escrita e nossas relações.

A palavra texturas vem como diretriz desta primeira edição tendo em vista a importância de conversarmos sobre aquilo que emerge das várias camadas e universos que pertencemos. Textura é  aquilo que sentimos ao tocar. Textura de texto, linha, palavra, imagem, suporte.

A Zona de Encontro #1 - Texturas acontece de 03 a 08 de junho de 2019, de segunda à sábado, no Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte (CRJ-BH). Durante uma semana acontecerão uma série de encontros temáticos, de 19h às 21h30, conduzidos por mulheres da cena artística e política mineira (que chamamos de mediadoras). Os encontros serão regidos por diferentes propostas metodológicas, desde rodas de conversa e mini-oficinas, à realização de performances, exibição de filmes e preparo de alimentos. No sábado, das 10h às 18h, último dia da Zona de Encontro #1, será realizado um seminário-imersão com a presença de todas as mediadoras e participantes do projeto.

Os encontros irão contar com facilitadoras para o processo de produção de conteúdo para a Revista Zona de Encontro #1 - Texturas que será lançada até o final deste ano. Uma revista produzida de forma aberta, colaborativa e coletiva, que contará com o protagonismo feminino, feminista e transfeminista na criação de textualidades para publicação, sejam elas palavras, textos, imagens, manifestos, movimentos, dentre outras formas de construção e compartilhamento dos saberes. O projeto Zona de Encontro #1 Texturas é realizado pela plataforma Zona de Encontro com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

COMO PARTICIPAR:

As atividades são gratuitas e haverá limite de inscrição. Este é um projeto que visa protagonismo femininos, feministas e tranfeministas aberto à população. As inscrições acontecem no período de 12 a 31/05 por meio de formulário disponível nas redes sociais do projeto, é possível se inscrever em mais de um encontro. Não haverá seleção de participantes, a participação é mediante confirmação da inscrição.

ZONA DE ENCONTRO - #1 TEXTURAS

PROGRAMAÇÃO:

03/06, segunda-feira (19h às 21h30h) - PERFORMANCE DE ABERTURA: CERCA VIVA- com Zora Santos

04/06, terça-feira, (19h às 21h30h)  - GINGA, MULHER NEGRA E A PRODUÇÃO - com Karu Torres

04/06, terça-feira (19h às 21:30h) - MEMÓRIA E TEATRO - com Elisa Santana

05/06, quarta-feira, (19h às 21h30h) - ESPELHOS E REPRESENTATIVIDADES - com Brisa Alkimin

06/06, quinta-feira, (19h às 21h30h) - PO-ÉTICAS DE RE-EXISTÊNCIA - com Nina Caetano

06/06, quinta-feira, (19h às 21:30h) - ENSINO DE TEATRO: ENCRUZILHADAS POÉTICAS - com Eneida Baraúna

07/06, sexta-feira, (19h às 21:30h) -  Ũn Ka’ok – Mulheres fortes - com Xoeni Maxakani (Suely Maxakali)

08/06, sábado, (10h às 17:00h) - Seminário de Imersão "Zona de Encontro".

Foto: Guilherme Fernandes da Silva

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.