Notícias

Circuito Usiminas de Cultura em Rio Manso

A cidade será a próxima parada do projeto, que leva arte, diversão e cultura para as comunidades e seu entorno. As oficinas serão de 2 a 6 de junho. Já a programação cultural, que inclui diversas atrações, vai de 5 a 7 de junho.

Após passar por Itatiaiuçu e Itaúna com grande público, o Circuito Usiminas de Cultura se instala na cidade de Rio Manso (MG), até o próximo dia 7 de junho. A programação gratuita irá oferecer atividades lúdicas, educativas e muita diversão.

 

As oficinas, que começaram no último dia 2 (segunda-feira) e vão até o dia 6 (sexta-feira), mesclam teoria e prática, explorando técnicas circenses e de manipulação de marionetes. A “Oficina de circo” trabalha a coordenação física, mental e disciplinar de crianças, jovens e adultos, por meio de ensinamentos das técnicas do circo como o trapézio, anel (lira) e rola-rola. As aulas são ministradas na Quadra Poliesportiva Dr. Mildo Rugane (Esquina das ruas Astolfo Teixeira de Morais e Rua Alderico Marcos), das 12h30 às 16h30. Já a oficina de teatro “A construção do movimento”, busca inserir os alunos no universo das marionetes de fio, por meio de técnicas específicas de construção e de exercícios de manipulação. As aulas são no CRAS (Rua Astolfo Teixeira de Morais, 57, Nova Cachoeira), das 13 às 17h.

 

Atrações diversificadas – A programação cultural, que começa no dia 5 de junho, irá reunir teatro, cortejo, cinema, apresentações musicais e circo. Escolas e praças da cidade se transformam em palcos para grandes artistas. O Grupo Armatrux abre as atividades do dia 5 (quinta-feira), com “Bilu e Falidou´s Circus”, às 10h, na Escola Municipal Benfica Batista de Souza (Rua Ana Isabel de Sousa, 46 - Distrito Sousa). A Praça da Matriz recebe às 10h, “Bira e Bedé”, com o grupo Pigmalião Escultura que Mexe. Duas irmãs gêmeas, idênticas na aparência, mas opostas na personalidade, que prometem arrumar muitas confusões. O grupo apresenta, ainda, o espetáculo de marionetes “Seu Geraldo Voz e Violão”, que conta a história de um simpático e irreverente violeiro, que passa a vida a viajar, levando seus cantos e histórias a diferentes plateias. A apresentação, no dia 5 (quinta-feira) será às 10h, na Escola Municipal Estelita Parreiras Borges (Rua Padre Elpídio Rosa de Lima, 155 – Centro). Já no dia 6 (sexta-feira), também às 10h, será a vez da Escola Municipal Professor Benício da Silva (Rua Absalão Marçal, 85 - Povoado Bernardas).

 

A programação do dia 6 (sexta-feira) contará, ainda, com o espetáculo “De Olho na Cidade”, com o Grupo Atrás do Pano. As apresentações serão às 10h, na Escola Municipal Américo Ferreira de Souza (Rua Sinfrônio Ferreira da Silva, 1315 - Povoado Lamas) e às 14h30, na Escola Estadual Luiz Borges Ferreira Gonzaga (Rua Padre Elpídio Rosa de Lima, 33 – Centro). A Orquestra de Câmara de Itaúna encerra a programação do dia, às 19h30, na Igreja da Matriz.

 

O último dia de atividades (07/06) terá como local central a Praça da Matriz e começa às 10h30 com o a apresentação do Grupo Sarandeiros com o número “Dança Brasil”. O grupo Folia de Reis de Rio Manso e o Cortejo Bateria do Imperador também integram a programação. O Circo do Moisés/Irmãos Faria montará uma grande lona na Quadra Poliesportiva Dr. Mildo Rugane, reunindo artistas que aguçam e despertam o imaginário do público, regatando a mágica que envolve a tradição circense. Os participantes da oficina de circo, que treinaram durante toda a semana, farão uma apresentação especial.

 

O “Varal Fotográfico”, da CINEAR, reúne uma série de fotografias, resgatadas dos próprios moradores de Rio Manso e que mostram a cidade de “antes” e “nos dias atuais”, proporcionando uma viagem pelo tempo. A proposta é mostrar os diferentes olhares de moradores e visitantes sobre sua cidades no passado e presente. A exposição ficará na Praça da Matriz durante todo o período de realização do Circuito (5 a 7 de junho).

 

A magia do cinema estará presente em exibições ao ar livre dos filmes: “Reino Escondido” (05/06), na Praça da Matriz; e “Universidade Monstros” (06/06), no Distrito de Sousa.  As exibições serão às 18h30.

 

O Circuito Usiminas de Cultura é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura,é  realizado pela POP Produções Artísticas,  Ministério da Cultura e Governo Federal e conta com o apoio Secretaria Municipal de Educação e Cultura / Departamento de Cultura e  do Instituto Cultural Usiminas.  

 

Sobre o Circuito Usiminas de Cultura- Desde seu início, em 2010, já foram realizadas, 435 apresentações artísticas e 67 oficinas, que contribuem para a formação sociocultural dos cidadãos, além de levar uma programação rica e extensa, inteiramente gratuita. Mais de 115 mil pessoas já se beneficiaram com as ações do circuito. “O Circuito Usiminas de Cultura, nesta quinta edição, vem reafirmar o compromisso da empresa de proporcionar às comunidades em que atua o acesso à cultura em suas diversas formas, sempre preocupada com a formação e o desenvolvimento dos cidadãos”, explica Mariana Martins, diretora do Instituto Cultural Usiminas. 

 

Sobre a Usiminas - Mais do que o aço, a Usiminas oferece soluções para os maiores desafios industriais do País. No carro, no navio. Na geladeira, no fogão. Na plataforma de petróleo, no trator. Nas máquinas das indústrias e em muito mais. O aço Usiminas está presente onde o Brasil se desenvolve, onde o conhecimento e a inovação ditam o futuro. Por isso, a empresa é líder no mercado brasileiro e parceira do desenvolvimento das comunidades onde está presente. Já são mais de 1850 projetos artísticos e esportivos apoiados pelo Instituto Cultural Usiminas. Na base de tudo, a inclusão e a formação do cidadão. É dessa forma que a Usiminas constrói o futuro. Para fazer melhor, sempre.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.