Notícias

Conexões musicais: Em minha voz existia um sonho

O projeto realiza uma série de concertos com apresentações de artistas convidados de outras instituições e estados

O Conexões Musicais do Conservatório UFMG convida a pianista Alice Belém e o flautista Felipe Amorim para apresentação do concerto multmeios “Em minha voz existia um sonho”, que reúne criação e performance a partir de obras para piano de György Ligeti (1923-2006) e para flauta de Giacinto Scelsi (1905-1988).

Sons acústicos, eletroacústicos, elementos cênicos, vídeo e literatura reúnem-se no espetáculo, convidando o ouvinte a uma experiência de transformação de criação de espaços internos, espaços para a improvisação sob uma partitura; espaços para novos timbres, que por sua vez são produtos da transformação de sons de um lápis sobre o papel.

“Sonhamos com um espetáculo em que nossas vozes se juntassem a de outros, ressoando o desejo de transformar a experiência habitual e transformando um papel em branco em uma nova música”, contam os musicistas. O concerto é aberto ao público e será no dia 07 de junho, terça-feira, a partir das 20 horas. Como medida de prevenção da covid-19, lembramos que a UFMG mantém o uso obrigatório de máscara.

Sobre os músicos:

Alice Belém

Professora de piano, música de câmara e interpretação de música contemporânea na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.  Pianista com ampla experiência nos repertórios solo e camerístico, já realizou recitais no Brasil e na Europa. Destaca-se seu interesse pela música dos séculos XX e XXI, tendo realizado estreias de obras de diversos compositores brasileiros e estrangeiros. 

Felipe Amorim

Flautista e compositor, é professor na Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutor em Flauta pela Universidade Federal da Bahia, estudou, deu aulas e frequentou a Fundação de Educação Artística. Em seu caminhar artístico, tocou nos grupos O Grivo, Flutuar Orquestra de Flautas e Oficina Música Viva. Passou por vários lugares, encontrou vários intérpretes e compositores, sendo a contemporaneidade musical, apoiada pela improvisação e o suporte de meios eletrônicos, seu principal interesse. 

Repertório:

György Ligeti – Cordes à vide (Études, Livro I, No. 2)
Giacinto Scelsi - Quays
György Ligeti – Arc-en- ciel (Études, Livro I, No. 5)
Giacinto Scelsi – Pwyll  
György Ligeti - En suspens (Études, Livro II, No. 11)

CONEXÕES MUSICAIS: Em minha voz existia um sonho
Alice Belém (piano) e Felipe Amorim (flauta)
Música contemporânea
Data: 07 de junho de 2022 – Terça-feira
Horário: 20h
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/ MG
Entrada franca
Info: 3409-8300

CONEXÕES MUSICAIS - Série de concertos com apresentações de artistas convidados de outras instituições e estados.

Foto: Tatiana Bicalho

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.