Notícias

Celso Adolfo faz show do disco “Remanso de Rio Largo”

O “Sempre Um Papo” recebe o músico Celso Adolfo para uma noite de viola e causos com Afonso Borges no lançamento do CD “Remanso de Rio Largo”, que reúne 16 canções inspiradas em “Sagarana”, de Guimarães Rosa. O papo-show será no dia 7 de junho, amanhã, sexta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig (Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho/BH), com entrada gratuita.

Celso Adolfo começou a sua carreira profissional em 1983 com o LP Coração Brasileiro, produzido por Milton Nascimento. Seu nono CD, “Remanso de Rio Claro” foi gravado ao longo de 2018, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig. O trabalho teve início pelo conto “Duelo”, em sh

ow realizado no dia 13 de abril de 2012, data da inauguração do Museu Sagarana, em Itaguara (MG), onde Guimarães Rosa iniciou a sua carreira de médico, enquanto firmava a de escritor, com o livro “Sagarana”.

O fato de ser mineiro interiorano, de São Domingos do Prata, permitiu que Celso Adolfo criasse canções apoiadas no variado mundo interiorano mineiro que guarda relação com Sagarana, mas que não fossem exatamente do livro. Assim, tomando-lhe preciosos empréstimos, compôs músicas como “Milho no papo” e “Ê zueira! Ê poeira!”. Além de três músicas que “recontam” os contos “Duelo”, “Sarapalha” e “Corpo fechado”, outras canções nasceram a partir das quadrinhas ao longo do livro. “Ralando coco”, “Mariquinha”, “Amor doído” e “Tim Tatu” foram as primeiras desta ideia.

Foto: Eduardo Gontijo

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.