Notícias

Dudu Nicácio e Rodrigo Braga, os "Dois do Samba", lançam 1º CD

Após três anos de música e projetos sócio-culturais na cidade, a dupla apresenta álbum com composições próprias que resgatam as diversas vertentes deste gênero musical
O músico e militante do samba mineiro Dudu Nicácio e o multiinstrumentista carioca Rodrigo Braga são a atração do Stereoteca 2008 nesta quarta-feira, 11 de junho, às 20h30, com o projeto Dois do Samba. Eles lançam o primeiro disco, com composições próprias que materializam os anos de experiências conjuntas e individuais com este gênero musical, indo do partido alto ao samba de roda. No palco, os Dois do Samba serão acompanhados por um time de sambistas de primeira. O Stereoteca acontece no Teatro da Biblioteca Pública, com ingressos a preços populares e conta com o patrocínio da Vivo e da Natura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Dois do Samba
A troca de experiências musicais entre Dudu Nicácio e Rodrigo Braga começou no ano de 2005, quando idealizaram o projeto Dois do Samba, um híbrido de grupo musical e agência cultural na cena sambista de BH. O CD "Dois do Samba" conta com dez faixas autorais e uma releitura de "Tarzan (o filho do alfaiate)", de Noel Rosa. Feito com a participação de músicos mineiros e cariocas, o disco foi produzido pelo compositor e instrumentista carioca Tiago Mocotó. "As letras de nossas músicas têm uma temática brejeira, que passa por minha criatividade, com uma harmonia que remete a Minas, mas sem perder a cadência e a melodia do samba tradicional carioca, ligado à experiência musical do Rodrigo", comenta Dudu Nicácio. Com destaque para as faixas "Samba Morena", "Muqueca de Tubarão" e "Contrariedade", o disco resgata as diversas vertentes do estilo, como o samba de roda, jongo, samba crioulo e partido-alto. "É um passeio, uma brincadeira muito respeitosa que fazemos dentro deste universo", explica. Além de compor e executar clássicos do samba e da MPB, os músicos participam ativamente em diversos projetos voltados para divulgação e intercâmbio entre as cenas mineira e nacional. Um bom exemplo é o "Samba do Compositor", que reúne novos nomes do samba e compositores consagrados como Hermínio Bello de Carvalho e Nei Lopes, em Belo Horizonte. Além disso, produzem o projeto "Do Morro ao Asfalto", revelando os artistas das comunidades da capital e participam do "Samba da Madrugada", que anima as noites do espaço cultural "Ziriguidun", no Bairro Caiçara, berço do samba de BH. No Stereoteca, o Dois do Samba terá o acompanhamento de sambistas de primeira linha, como o cavaquinista Warley Henrique; Delegado, no violão sete cordas; Batatinha e Rogerinho San, na percussão, além da participação especial de Tiago Mocotó.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.