Notícias

Festa Junina Solidária do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus é exemplo de inclusão social

Crianças portadoras de necessidade especial são as principais estrelas da festa junina, que acontece no próximo dia 14; entre a programação, elas são responsáveis pela apresentação de quatro números de dança
Junho é o mês das quadrilhas, com muita canjica, quentão, brincadeiras e barraquinhas. No próximo dia 14, o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus (NACJ) promove a sua tradicional festa junina, que reúne crianças, jovens, adultos e idosos, tanto da Instituição, quanto da comunidade, em uma festa marcada principalmente pela inclusão social. O tema da festa da festa junina solidária de 2008 é “Reciclar é preservar”. O objetivo é conscientizar para a arrecadação de materiais recicláveis, como garrafas pet, latas de cerveja, embalagens de papel, entre outros. Segundo a diretora do Centro de Educação Especial Sérgio de Freitas Pacheco, unidade educacional do NACJ, Fátima de Pádua, os alunos, todos portadores de necessidade especial, se tornam porta-vozes da campanha ao levarem para casa os temas trabalhados e os cuidados necessários com o lixo e a saúde, por exemplo. “As principais estrelas serão esses alunos, que farão quatro apresentações de dança: uma quadrilha, uma dança típica, dança do pau de fitas e dança do barquinho. A participação na quadrilha ajuda as crianças a vivenciarem o respeito à vez do outro e a socialização, ligada a várias outras informações, como, por exemplo, o gesto de enfeitar a roupa”, destaca Fátima. A festa promete ser bastante animada, com a narração do locutor de rodeios Eliseu Braga. O grupo “Arraiá do Palha Seca” fará a apresentação de quadrilha e, logo após, às 18h, haverá o show da dupla sertaneja Luís Gustavo e Alessandro. Todas as brincadeiras e a maioria das guloseimas terão o preço simbólico de R$ 0,50. Haverá também uma rifa, vendida a R$ 1,00. Quem ganhar, leva como prêmio para casa uma salário mínimo. “Nossa intenção é fazer um trabalho social, educativo e de entretenimento. Um verdadeiro momento de encontro e inclusão”, diz Fátima.
Preparativos
As crianças da Unidade Educacional do NACJ se reúnem, desde o mês de maio, para ensaiar as danças que serão apresentadas. Elas também aprenderam a fazer guloseimas, como o plarinê - tipo de amendoim com açúcar -, e a preparar lanches, como caldos e canjica. Toda a produção é comercializada na Escola, e a arrecadação será utilizada para a festa, no dia 14 de junho. Segundo Fátima, todos esses preparativos ajudam na inclusão social das crianças, portadoras de necessidade especial. Ela explica que o simples fato de a criança ajudar no preparo do cardápio ou comercializar o que foi produzido auxilia no processo cognitivo, e elas passam a “aprender fazendo”. “Elas ficam entusiasmadas, interagem com a comunidade e aprendem noções de higiene, como embalar os produtos ou mesmo contar o que foi vendido. Essas atividades fazem parte do currículo funcional, que norteia todo o trabalho ”, salienta.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.