Notícias

FIEMG realiza Semana do Meio Ambiente e ESG 2021

Evento gratuito e 100% on-line terá entre os convidados Romeu Zema, governador do Estado de Minas Gerais, Marília Melo, da SEMAD e Ricardo Salles, ministro de Meio Ambiente

Setor produtivo, academia, poder público e especialistas reunidos para discutirem gestão sustentáveis, produção mais limpa e legislação ambiental na Semana de Meio Ambiente e ESG FIEMG 2021. O evento, totalmente gratuito e on-line 100%, via plataforma Teams, será realizado de 14 a 18/06, de 9h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de acordo com o painel temático. Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

A abertura do evento, no dia 14/6, terá a participação de Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Romeu Zema, governador do Estado de Minas Gerais, Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Mário Campos, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIEMG (CEMA) e presidente do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (SIAMIG) e Ricardo Salles, ministro de Meio Ambiente.

"Tradicionalmente a Semana do Meio Ambiente da FIEMG mostra o que as indústrias estão realizando em termos tecnológicos e operacionais, em prol da redução dos impactos ambientais de seu processo produtivo", afirma Soares. "Neste ano, em vista do momento da pandemia, em que a sociedade discute um novo normal pós pandemia, serão debatidos temas que deverão balizar o comportamento da indústria para participar desse novo normal", reforça o gerente de Meio Ambiente da FIEMG.

A programação do evento abrange os temas mais atuais relacionados às questões ambientais, como a Economia Circular, Environmental, Social and Corporate Governance (ESG), Utilização da Água na Indústria, Monitoramento da Qualidade do Ar e Lei Geral do Licenciamento Ambiental e a Lei da Liberdade Econômica.

No dia 14/06, o tema será A Economia Circular como fator de sustentabilidade e os convidados são Aldo Roberto Ometto, coordenador do Centro de Pesquisa em Economia Circular do Inova USP, Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), Davi Bomtempo, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Fabrício Soler, da Felsberg Advogados.

O Papel das Empresas na Promoção da Sustentabilidade Corporativa será o tema do dia 15/06 e o assunto será debatido por Mário Campos, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIEMG, Paula Harraca, diretora de Estratégia, ESG, Inovação e Transformação de Negócios na ArcelorMittal Aços Longos LATAM, Wendel Gomes da Silva, diretor de Mineração e Matérias-primas na GERDAU e Eduardo Fischer, CEO da MRV.

Rodrigo Flecha, mestre em Ciências e Técnicas do Meio Ambiente pela École Nationale des Ponts et Chaussées, École Nationale du Génie Rural, des Eaux et des Forêts e Université de Paris XII (Paris/França), Marcelo Fonseca, diretor-geral da IGAM, Alexandre Matos, gerente de Meio Ambiente Kinross, Cynthia de Souza Cardoso, advogada do Azevedo Sette Advogados e consultora da concessionária Águas de Pará de Minas, Joice Luiza Appelt, do Condomínio Irriganor são os convidados, do 16/06, para o debate sobre O dia da água na indústria "Alocação de água negociada".

Monitoramento da Qualidade do Ar no Estado de Minas Gerais é o tema do dia 17/06. Os convidados do painel são: Alice Libânia Santana Dias, diretora de Gestão da Qualidade e Monitoramento Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), Taciana Toledo de Almeida Albuquerque, professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA), Dangelle Makelle, pesquisador do Instituto SENAI de Tecnologia e Meio Ambiente (IST-MA) e Mônica Marques Caetano de Lima, pesquisadora em Meio Ambiente da Usinas Siderurgicas de Minas Gerais (USIMINAS).

No último dia do evento, em 18/06, o painel será sobre a PL 3.729/2004 - Lei Geral do Licenciamento Ambiental e a Lei de liberdade Econômica. Como debatedores, Mário Campos, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIEMG, Ênio Marcus Brandão Fonseca, do IBAMA, Marcos Saes , do Escritório Saes Advogados, Neri Geller, deputado federal pelo PP - a confirmar, Fábio Figueiredo, do Escritório Figueiredo, Werkema e Coimbra Advogados, Zé Vítor, deputado federal pelo PL-MG, Anna Carolina dal Pozzolo, subsecretária de Regularização Ambiental da SEMAD e Ricardo Carneiro, da Ricardo Carneiro Advogados.

Todos os painéis terão como mediadores profissionais da gerência de Meio Ambiente da FIEMG.

SERVIÇO
Semana de Meio Ambiente e ESG FIEMG 2021
Data: 14 a 18/06
Horário: 9h às 12h
Transmissão via Teams - Link de acesso será enviado no ato da inscrição
As inscrições estão abertas e podem ser feitas NESTE LINK

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.