Notícias

Coral Lírico de Minas Gerais apresenta a série LÍRICO SACRO na Igreja São José

Parceria entre FCS e Arquidiocese de Belo Horizonte prevê apresentações em diversas igrejas ao longo de 2018

Sob regência do maestro convidado Ângelo Fernandes e acompanhamento do pianista Fred Natalino, o Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta na Igreja São José, interpretando composições de diferentes estilos da música coral na série Lírico Sacro. Dando continuidade à temporada 2018 de apresentações, o concerto reúne obras de John Rutter, Javier Busto, Felix Mendelssohn, entre outros importantes compositores de diferentes períodos musicais.

Já tradicional na agenda de apresentações do Coral Lírico, a série Lírico Sacro é uma iniciativa da Fundação Clóvis Salgado para a promoção da música coral em diferentes espaços da cidade. A partir da parceria firmada entre a Fundação Clóvis Salgado e a Arquidiocese de Belo Horizonte, estão programadas diversas apresentações da série ao longo da temporada 2018.

Coral Lírico de Minas Gerais – O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Sua atual regente titular é Lara Tanaka. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau Lírico, Lírico ao Meio-dia, Lírico em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade. Também os concertos que o Grupo realiza em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras contribuem para a democratização do acesso do público ao canto coral. Já estiveram à frente do Coral Lírico de Minas Gerais os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade.

Angelo Fernandes – O maestro Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal, à prática coral e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades vem desenvolvendo ampla atividade como pianista, cantor, professor de canto e regente à frente do Coro Contemporâneo de Campinas. Doutor e Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP, Especialista em Regência Coral e Bacharel em Música pela Escola de Música da UFMG, tem entre seus mestres nomes como Carlos Alberto Pinto Fonseca, Eduardo Hazan, Isabel Maresca, Inácio de Nonno, Eliane Fajioli e Amin Feres. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP onde leciona Canto e Ópera Estúdio. Dedica-se intensamente ao estudo da técnica vocal nos diversos períodos históricos e estilos e sua aplicação na performance atual.

Foto: Thamiris Rezende

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.