Notícias

7º Festival Ponta a Pé Cultural promove atividades culturais em Belo Horizonte

Idealizado pela Cóccix Cia Teatral, o festival promoverá ao longo de um mês uma incessante programação cultural gratuita que conta com apresentações de circo, teatro, dança, cortejos, exibições de filmes, sarau, exposição e oficinas.

Criado com a proposta de dar visibilidade às práticas culturais mantidas ao longo da nossa história, o Festival “Ponta a Pé Cultural” promoverá nos dias 16 de junho a 14 de julho, na região de Venda Nova em Belo Horizonte, a ocupação de espaços convencionais e não convencionais por meio de atividades culturais. Serão ruas, becos, praças, parques, associações comunitárias e centros culturais, que receberão a programação multicultural e artística, que conta com 29 atividades gratuitas, como apresentações de circo, teatro, dança, cortejo, exibição de filmes, exposição e sarau.

Idealizado pela Cóccix Cia. Teatral, o Festival “Ponta a Pé Cultural”  traz como temática “Tradições e contemporaneidade”, promovendo o encontro de manifestações culturais e artísticas antigas e com alto valor histórico, reinserindo-os no mundo atual. Desta forma, a programação busca ressignificar os efeitos que essas manifestações e a relação com o espectador geram, repensando o mundo que nos cerca.

Outra ação importante de destaque do Festival é a veiculação do “Jornalzinho Ponta a Pé”, que será divulgado nos quatro territórios da regional de Venda Nova e pela cidade, contendo informações artísticas e culturais para além da programação do festival, como foram de ampliar o raio de acesso do público para informações do que acontece na cidade e também do acesso à arte e cultural.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Festival Ponta a Pé Cultural envolverá 13 apresentações que contemplam o circo, o teatro e a dança, 04 cortejos, 04 ruas de lazer com jogos e brincadeiras antigas, 03 exibições de cinema, um sarau de poesia com uma exposição. Ainda, estão sendo realizadas 03 oficinas (fanfarra de rua, intervenção em coro e cenário e figurino), que potencializam artistas de arte da região de Venda Nova, que se encontram em processo de formação. As oficinas se iniciaram em maio e terminam neste mês de junho, com a participação dos artistas nos Cortejos de abertura do festival.  

As atividades, apresentações e ações da programação envolvem uma gama de grupos e artistas da cidade de Belo Horizonte, inclusive da região de Venda Nova, como o Grupo Teatro Público, Grupo Teatro Negro e Atitude, A Patela Cia. Teatro&Dança, Cia. do Movimento do Beco, Lá da Favelinha, Rui Moreira Cia. de Danças, Cia. Circunstância, Cia. Caxangá, Palhaço Limão (Wagner Silva), Cine Leblon, Naum Produtora, Teatro&cidade, Sarau Coletivoz Poesia de Periferia; além de diversos artista convidados, Bruna Cris, Dagmar Bedê, Diogo Dias, Evandro Heringer, Júnior Fernandes, Jéssica Pessoa, Kamile Guimarães, Lucas Gomes, Marcus Carvalho, Ricardo Ikier, Victor Alexsander, Gladston Braga,  Led, Zildo Flores, Gabriel Borges, Hamilton Brant, Renata Lanier, Samara Teles, W.Will.

A realização dos cortejos marca a abertura da programação do Festival em cada um dos territórios da regional de Venda Nova, sendo acompanhada da realização da “Rua de Lazer - Brincar e Saber", que convida o público a fruir da atividade artística na porta de sua casa, recebendo a revista contendo toda a programação do Festival; assim o público poderá acompanhar a programação completa. Nos dias seguintes, os espaços cortejados ao longo do desfile recebem as outras atividades da programação, como as apresentações teatrais e de dança, as exibições de filmes e os espetáculos de circo. Todos os cortejos contam com a coordenação artística do diretor Rogério Gomes, auxiliados pelos artistas Jordana Ferreira, Sinara Teles e Tatá Santana.

O encerramento do Festival acontecerá em parceria com Centro Cultural Venda Nova, que receberá artistas e comunidade em geral. A programação deste dia é especial e conta com “Coletivoz Sarau de Periferia” e com a exposição intitulada "Arte do Encontro - Olhares e Sorrisos”, fotografias que homenageiam o público e a arte-cultura em Venda Nova.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio da MGS - Minas Gerais Administração e Serviços e do BDMG Cultural

Foto:  Lup Palhares.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.