Notícias

Alunos de dança, música e Coral Infantojuvenil do Cefart participam da ópera Venus and Adonis

Com a proposta de oferecer aos alunos do Cefart a vivência conjunta da arte, pela primeira vez, os estudantes das Escolas de Dança, Música e do Coral Infantojuvenil participarão, juntos, de uma montagem operística. O título escolhido é Venus and Adonis, do inglês John Blow, composta por três atos e um prólogo. A direção musical e regência é de André Brant, coordenador da Escola de Música do Cefart, e a concepção e direção cênica, de Francisco Mayrink. Completam a equipe Cibele Navarro, diretora do Cefart, nos figurinos; Bete Arenque, coordenadora da Escola de Dança, nas coreografias; e João Azevedo, nos cenários. Como convidada, por ser especialista em música antiga, a Orquestra 415.

Na montagem, os personagens principais Vênus, será vivida pela professora do Cefart, Daiana Melo, e Adonis, pelo artista convidado Diego D’Almeida. As estudantes Silvia Menes e Marcela Tunes se revezam no papel de cupido e os pastores e pastoras serão vividos por Bárbara Brasil, Robert William, Luiz Gomes, Mateus Lannes e Jordane Messias. Completam o time principal de solistas os alunos Israel Rogers e Hélio Junior que vivem um caçador. Os estudantes de canto integram o coro de caçadores e pastores; e os integrantes do Coral Infantojuvenil fazem parte do coro dos pequenos cúpidos. Há ainda um corpo de baile na montagem, composto por alunos dos cursos livre e do técnico em dança. Os alunos instrumentistas da Escola da Música participarão da Orquestra 415 de música antiga.

A ideia de realizar uma montagem operística no Cefart é um resultado concreto de outras iniciativas pedagógicas adotadas desde o ano passado. As principais foram a criação da Orquestra-Escola, pelo professor André Brant, que gerou a criação da disciplina Ópera-Escola, obrigatória a partir do segundo ano de curso de música; e a montagem de Flauta Mágica, ópera de Mozart, pelos alunos de Canto. “Nós percebemos o interesse dos alunos desenvolverem o gênero operístico ainda na Escola, como estudantes”, revela André Brant.

De acordo com o Diretor musical, a escolha de “Venus and Adonis se adapta perfeitamente como atividade de uma escola como o Cefart por ser uma ópera curta. Além disso, a partitura possui uma série de pequenos solos que os artistas em formação estão preparados para interpretar. Outra proposta da apresentação é trabalhar com o período barroco, no qual a ópera acontece. Para isso, os cenários não estarão restritos ao palco, elementos serão incluídos na plateia e adereços oferecidos aos espectadores. A maior ação nesse sentido será a caracterização não apenas dos solistas e corpo de baile, mas, também, dos integrantes da Orquestra 415. Para a diretora do Centro de Formação Artística e Tecnológica, Cibele Navarro, a proposta é que os alunos percebam que pessoas de áreas distintas, com conhecimentos específicos, precisam se dedicar e se aprofundar no conhecimento. “Ao mesmo tempo, eles vão conhecer outras áreas do Cefart”, avalia.

 

Foto: Paulo Lacerda FCS

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.