Notícias

Concurso Prato Junino do Arraial de Belo Horizonte revela novos talentos da cozinha mineira

Os pratos vencedores serão apresentados no Mercado Central neste sábado em clima de festa junina

Belo Horizonte já conhece dois pratos vencedores do Concurso Prato Junino, um dos projetos de Gastronomia do Arraial de Belo Horizonte 2018. Na tarde de ontem (12/06), na Faculdade Senac, o prato Camadas de Junho foi o grande vencedor. Sua idealizadora, a estudante de gastronomia Ana Cláudia Soares Silva, fez uma espécie de verrine de canjicão com caramelo de rapadura e pipoca de sagu. Hoje a seletiva aconteceu na Faculdade de Gastronomia Promove. O prato vencedor foi o Escondidinho de canjiquinha com creme de queijo, feito pelas cozinheiras Elisete Ribeiro, Vanessa Baracho e Ana Paula Forte.

“Minha ideia foi criar uma receita prática, para funcionar bem na Praça da Estação, durante o Arraial de Belo Horizonte. Escolhi remeter a ingredientes que não podem faltar em festas juninas, como canjica, rapadura e pipoca”, comenta Ana Cláudia Soares, sobre o Camadas de Junho, sua receita campeã.

Ana Paula Forte e suas colegas também apostaram na tradição, mas com um toque de novidade. Ela explica como chegou ao prato vencedor da seletiva da Faculdade Promove. "A ideia do prato veio da Festa Junina do Promove, onde servimos canjiquinha. Queríamos fazer o prato, mas de um jeito não tradicional. Então chegamos ao escondidinho. Para o concurso modificamos ainda mais: colocamos o creme de queijo e cozinhamos o pernil de forma diferente."

Seletivas

Amanhã, acontecem as duas últimas seletivas do concurso Prato Junino: de 10h ao meio dia, na Faculdade Estácio de Sá; e de 14h às 16h na Faculdade UNA.

As quatro receitas vencedoras serão apresentadas em um evento na Cozinha Escola Mineiraria, no Mercado Central, no dia 16 de junho, às 10h, com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais (Setur) e Codemig. Os pratos vencedores serão comercializados, a critério da faculdade participante, nos dias de festa na Praça da Estação.

 

O concurso

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com a Frente da Gastronomia Mineira e com faculdades de gastronomia​ da cidade (SENAC, Promove, UNA e Estácio de Sá), a disputa tem como objetivo requalificar a área gastronômica do Arraial.

As faculdades participantes promovem um concurso interno entre os acadêmicos, que devem elaborar um prato típico, doce ou salgado, da culinária junina. De acordo com o regulamento, é necessário que as receitas tenham pelo menos dois ingredientes que sejam componentes característicos das mesas de Belo Horizonte na temporada. Entre as opções estão: torresmo, queijo minas, milho, quiabo, mandioca, canela, coco, amendoim, rapadura, fubá, cachaça, entre outros.

"A ideia do concurso é pertinente porque o Arraial de Belo Horizonte é um evento de porte nacional e isso gera uma visibilidade para o que está sendo pensado e produzido dentro da academia na área da gastronomia. É uma via de mão dupla: o alunos ganham a oportunidade de trabalhar novos pratos, pesquisar, discutir as melhores técnicas para lidar com os ingredientes da época sem perder de vista a tradição. O Arraial ganha por oferecer pratos diferentes e interessantes para seu público", explicou o chef Edson Puiati, coordenador do curso de Gastronomia da UNA.

As criações dos alunos estão sendo avaliadas por um júri especializado formado por: Anália Picinin, Culinarista e Assessora de Operações e Eventos na Belotur e Júlio César Gonçalves, Conselheiro da ABRASEL e membro FGM. Já o júri técnico será formado por Nenel, jornalista responsável pelo Blog Baixa Gastronomia, Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha e Chef Tulio, do Chef Tulio Internacional Butiquim.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.