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Museus da Secult implantam sistema que permite disponibilizar suas coleções na internet

O Tainacan é uma ferramenta digital que permite levantar o acervo dos museus da Secretaria e disponibilizar parte dele na web

Inventariar todo o acervo museológico dos equipamentos culturais da Diretoria de Museus e disponibilizar parte dele na internet, permitindo o melhor gerenciamento em rede e o alcance a públicos mais amplos. Esse é o objetivo da implantação, nos sete museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), do Tainacan, ferramenta digital integrada ao Wordpress, sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para a internet.

O trabalho está em andamento e conta com uma equipe multidisciplinar. Estão envolvidos no projeto piloto voluntários da equipe de suporte do Tainacan junto ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), parte da equipe técnica do Núcleo de Tecnologia da Informação da Secult, profissionais da Diretoria de Museus e os coordenadores e equipes de cada museu com apoio do Sistema Estadual de Museus de MG (SEMMG).

Ana Werneck, coordenadora do SEMMG e diretora de Museus da Secult, destaca a importância da iniciativa, uma vez que atende as premissas básicas do cumprimento da função social dos museus e oferece uma nova forma de acesso e conhecimento por meio das coleções. “Trata-se de um momento oportuno para os museus desenvolverem atividades consideradas de ‘backstage’, já que estão fechados para a visitação pública. Investir nisso e conhecer a aplicação da ferramenta, assim como experimentar e se dedicar em organizar e viabilizar o acesso digital ao patrimônio mineiro, contribui para o aumento da visibilidade das coleções dos museus estaduais e também para a integração de esforços para o campo museal como um todo, difundindo também todo o patrimônio cultural brasileiro disponível nessa ferramenta”, explica Ana.

O plugin Tainacan funciona como uma espécie de aplicativo e foi pensado e criado exclusivamente para a publicação de coleções digitais com a mesma facilidade de se publicar posts em blogs, mas mantendo todos os requisitos de uma plataforma profissional para o gerenciamento de acervos museológicos. A ferramenta permite a gestão e a publicação de coleções digitais, fornece mecanismos de busca e permite customização dos temas e dados, se adaptando às distintas realidades do universo dos museus. Além disso, ela possibilita o acesso para consulta ao usuário final (visitantes). Nasceu de um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com fomento do Ibram e da Fundação Nacional das Artes (Funarte), entre 2014 e 2019.

Foto: Arquivo da Secult

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