Notícias

Chef Eduardo Maya lança circuito gastronômico Aproxima

Criado por Eduardo Maya, chef e conhecido incentivador e criador de eventos que celebram e enaltecem a gastronomia mineira, o Projeto Aproxima é um movimento que pretende valorizar afetiva e economicamente a culinária mineira e torná-la conhecida para o maior número de pessoas. Segundo Maya, ‘‘o nome sintetiza o conjunto de ações envolvidas neste grande encontro gastronômico: aproximar a tradição e o novo, o prazer e o negócio, os mineiros e suas raízes, as montanhas e o mundo’’. OCircuito Aproxima, que é parte do projeto como um todo, acontecerá de 6 de junho a 10 de julho em 80 estabelecimentos participantes.



Participante assíduo de grandes acontecimentos gastronômicos nacionais e internacionais, Maya reuniu toda a experiência de anos de profissão, de criação e desenvolvimento de eventos de sucesso e dezenas de viagens mundo afora para chegar ao Projeto Aproxima – síntese de um movimento que busca descobrir a enormidade de sabores e aromas que existem em Minas, dignos de conquistar o mundo, ‘’mas que permanecem escondidos entre nossas montanhas’’, diz ele.

 

Como forma de tornar essas riquezas conhecidas do grande público, inclusive de estrangeiros durante a Copa do Mundo, o Circuito Aproxima estará em cartaz durante mais de um mês nos melhores restaurantes da cidade, incluindo restaurantes de hotéis e restaurantes da confraria Viva a Mesa, em cafeterias, sanduicherias e quitandas – num total de 80 estabelecimentos de Belo Horizonte. Cada participante vai criar um ou mais pratos usando em suas receitas produtos mineiros certificados. E cada produto terá sua origem e fornecedor destacados no cardápio. Assim, o público poderá experimentar ingredientes de altíssima qualidade, preparados pelas mãos de nossos melhoreschefs e cozinheiros.



Minas são muitas

Para contemplar o público com o que há de melhor em Minas, o Circuito Aproxima reunirá produtos e produtores de quatro grandes regiões que sintetizam todo o Estado: Região do Cerrado (com carneiro, peixes, pequi, baru e requeijão escuro); Região da Mantiqueira (truta, galinha, queijos finos, café e pinhão); Região do Espinhaço(porco, galinha, queijo do Serro, cachaça de Salinas e taioba) e Região dos Rios Mucuri, Doce e Jequitinhonha (peixes, carne de sol, mandioca, queijo cabacinha e café). Restaurantes da Confraria Viva Mesa terão em seus cardápios pelo menos um produto originário da região da Mantiqueira. Os demais restaurantes participantes usarão ingredientes da região do Cerrado. Sanduicherias e quitandas trabalharão com produtos da Região do Espinhaço e as cafeterias participantes, com produtos da Região dos Rios. 


A fase seguinte do Aproxima acontecerá mensalmente, sempre no primeiro sábado de cada mês, no Mercado Distrital do Cruzeiro, que reunirá uma feirinha de produtores das várias regiões de Minas. E no ano que vem acontecerá o Estação Aproxima, uma verdadeira festa gastronômica que vai reunir durante quatro dias, na Praça da Estação, todos os estabelecimentos participantes, transformando o local em uma grande feira do interior. Acesse o site www.projetoaproxima.com.br e conheça todos os participantes.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.