Notícias

“Pluft! O Fantasminha”

O clássico volta no Festival Alterosa de Teatro Infantil! A premiada montagem mineira teve 10 indicações no prêmio Usiminas Sinparc de 2013, sendo vencedor nas categorias trilha sonora, figurino, atriz coadjuvante e melhor espetáculo infantil do ano

Em um sótão de uma casa vive uma divertida família de fantasmas: o fantasminha Pluft, que tem muito medo de gente; a Mãe, que faz deliciosos pasteis de vento; e Tio Gerúndio, que passa todo o tempo dormindo dentro de um baú. A tranquilidade do lugar termina quando o pirata Perna-de-Pau aparece trazendo a linda menina Maribel que fora raptada por ele. O vilão está em busca do tesouro do avô da garotinha, o capitão Bonança, que morreu no mar e – ao que tudo indica – deixou sua herança escondida naquele sótão. O que não se esperava é que uma bela amizade iria se formar entre Pluft e Maribel dando um novo rumo à história. Os risos ficam por conta dos amigos da menina, o trio de marinheiros João, Julião e Sebastião, que vai a sua procura para salvá-la.

 

A peça teatral “Pluft, o fantasminha” foi escrita pela dramaturga brasileira Maria Clara Machado em 1955 e se tornou um clássico do teatro infantil traduzida para dez diferentes línguas e representada em mais de trinta países. Ela foi encenada pela primeira vez no Tablado, no Rio de Janeiro, em setembro de 1955, com direção da própria autora. “Pluft, o fantasminha” é uma carta de poesia, bom humor e maliciosa inocência, impregnada de um tocante calor humano.

 

Montagem Mineira

A trilha original dessa nova montagem mineira do clássico de Maria Clara Machado foi composta pelo músico, dramaturgo e ator Leo Mendonza. Ela tem influências que remetem ao clima de inocência das músicas da Jovem Guarda e as sonoridades de grupos da soul music da década de 1960 como The Supremes, Temptations e Four Tops da lendária gravadora Motown Records. As letras descrevem temas do universo infantil como o confrontar dos medos, os encontros de amizade, a valorização das ligações familiares e as descobertas do processo de crescimento da criança.

 

O mesmo clima da década de 1960 colore também o figurino do espetáculo criado por Kalluh Araújo. A direção fica a cargo de Diego Benicá, produtor em Belo Horizonte e sócio proprietário da Copas Produções Artísticas. Depois de diversos trabalhos com grandes personalidades do teatro mineiro, o também jornalista e ator assina a direção e, juntamente com ela, a cenografia do espetáculo. Com elenco de oito atores cantores, uma produção exímia da Copas Produções Artísticas, coreografias de Cristiano Reis e direção vocal de Beto Sorolli, o musical promete encantar crianças e adultos.

 

 

A autora

Maria Clara Machado nasceu em Belo Horizonte em 1921 e faleceu em 2001. Foi fundadora de uma importante escola de teatro e companhia brasileira: o Tablado. É uma personalidade do teatro para crianças, reconhecida internacionalmente. Já escreveu peças como “A Bruxinha que era boa”, “O rapto das cebolinhas”, “O Aprendiz de feiticeiro”, “A gata borralheira”, entre outros clássicos.

 

Sua primeira grande peça, “O boi e o burro a caminho de Belém”, de 1953, era um auto de Natal que rendeu ótimas críticas. A peça foi originalmente escrita para teatro de bonecos, mas, no fim, acabou sendo montada com atores. De qualquer forma, foi em 1955 que surgiu o maior sucesso do Tablado e o texto mais montado de Maria Clara Machado: “Pluft, o fantasminha”. Essa peça, que conta com humor, poesia e diversas situações, foi considerada pela própria autora como sua obra mais completa.

 

A Produtora

A Copas Produções Artísticas foi criada em Maio de 2010 para atender, exclusivamente, ao seguimento artístico e suas demandas no que diz respeito a trabalhos de assessoria de imprensa e produção. Os empresários Diego Benicá e Geraldo Lucciani, ambos jornalistas e atuantes na área cultural, sentiram a necessidade de uma empresa que tratasse de forma séria e ética os produtores culturais e que atendessem suas demandas dentro do cenário atual.

 

Oferecendo serviços de qualidade, a Copas já se apresenta como uma importante empresa para disseminação da cultura na capital mineira, prestando serviços de produção executiva para importantes artistas e produtores locais, desenvolvendo um efetivo relacionamento com a imprensa por meio da assessoria de imprensa e trabalhando para que grandes produções sejam feitas em Belo Horizonte.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.