Notícias

Sarau no Conservatório UFMG

O pátio interno do Conservatório recebe a performance de dois grupos - o Grupo de Improvisação Livre da UFMG/GILU e o Im Contato

Música contemporânea, audiovisual e dança é a atração do Sarau no Conservatório UFMG na noite do dia 21 de junho, terça-feira. O pátio interno do Conservatório recebe a performance de dois grupos - o Grupo de Improvisação Livre da UFMG/GILU e o Im Contato.

O GILU abre a apresentação com a peça "Ágora" (Fefo, 2019), convidando musicistas a uma espécie de assembleia musical em que há liberdade para se discutir qualquer assunto, desde que haja espaço para que todas as vozes sejam escutadas. Em um segundo momento, os contrários são bem vindos e as discordâncias aproveitadas, somando as vozes em improvisações sem nenhuma forma ou estrutura planejada, com tudo decidido na hora.

Improvisação, música e imagem é a segunda apresentação da noite. Proposta pela bailarina e produtora, Vitória Regina, do Im Contato – a cena improvisada “do agora ou nunca mais” conta com a participação dos dançarinos Samuel Samweis e Guilherme Veras. A ideia é dançar no risco - dançar no que não foi, no que já passou e no que não se sabe se virá - estímulos diversos para um encontro entre dois ou três - e eles com a música criada pelo GILU. Os corpos, o som, o encontro, o não saber, o inusitado em estado de dança, em estado de presença para um fim que não se sabe, ainda que em movimento.

Sobre o GILU

GILU é um coletivo de improvisação livre, formado a partir do encontro de estudantes da Escola de Música da UFMG, em 2017, sob a coordenação do professor e percussionista Fernando Rocha. Participou de diversas pesquisas e gravou peças de compositores como Mathias Koole, Nathália Fragoso, Marco Scarassatti, entre outros. Desde 2019, atua de forma independente, estabelecendo parcerias com coletivos de dança e artistas da cena experimental.

A atuação do coletivo permeia a improvisação musical e a interdisciplinaridade, interagindo com vídeos, vídeo-partituras, performance, programação criativa e, mais recentemente, a partir do contexto pandêmico, a improvisação remota em interação com outras mídias. Recentemente uma nova interpretação da peça Anestesia, em formato de vídeo-partitura, do compositor Walter Smetak, foi gravada integralmente em formato remoto e teve exibição em Berlim, no Festival Memories in Music pela Akademie Der Künste - parceria de trabalho com os artistas, diretores e idealizadores Marco Scarassatti e Luiz Pretti.

Repertório: Ágora (Fefo, 2019), seguida de improvisações livres em diferentes formatos.

Músicos:

Caio Campos, Daniel Tamietti, Francisco Cesar, João Viana, Luiz Pretti, Marcos Alves
Pedro Gilberto, Silas Prado, Vanessa Aiseó.

Sobre o Im contato

Foi criado em 2015 por Vitória Regina, juntamente com o ex parceiro de produção Messias Junior. Movidos por um forte desejo de se criar em Belo Horizonte uma comunidade de prática da linguagem do Contato Improvisação para consolidar ações isoladas desta prática sem a pulsão de um espaço de estudo.

Após um período de realização de jams em espaço público, fez se o festival, em resposta a demanda da época. Anualmente, o festival é realizado e já está na sexta edição com aulas, palestras, conversas, performances, fóruns e jams, para difusão estudo e prática desta linguagem inclusiva e transversal. Em 2021 transformou-se em plataforma multiplicadora com ações formativas e informativas sobre essa prática - realizando regularmente - encontros - lives e conversas para o estudo da mesma. 

Sobre Vitória Regina 

Possui formação em dança, canto e teatro e pós-graduação em dança, além de certificação em terapeuta Bowen. Há mais de vinte anos é praticante do Contato Improvisação e atua nas frentes artísticas há mais de trinta anos. Integra os coletivos Corporatura e Insancena - Luso brasileiros e é secretária da Associação Luso Brasileira de Arte/ Albarte. Criou e produz o Festival de Contato Improvisação BH - Im contato. Atualmente segue fazendo produção para difusão da linguagem de contato improvisação através das redes do Im contato e ministra aulas e cursos de linguagens de dança e afins com o Contato Improvisação.

SARAU DO CONSERVATÓRIO UFMG
Improvisação, música, imagem
Grupo de Improvisação Livre da UFMG/GILU e dança com Im Contato 
Música contemporânea, audiovisual e dança
Data: 21 de junho de 2022 – Terça-feira
Horário: 20h
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/ MG
Entrada franca
Info: 3409-8300

Foto: Acervo

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.