Notícias

Até domingo (26) - Mostra Curió traz programação dedicada às infâncias

O evento traz uma programação diversificada, com atividades poéticas e pedagógicas que buscam promover diálogos sobre as artes e as Infâncias. Programação acontecerá de 18 a 26 de junho, de forma gratuita.

Com uma programação que busca dar visibilidade às poéticas e temas que, muitas vezes, são vistos como tabus nas artes dedicadas às infâncias, a 1ª edição da “Mostra Curió Arte e Infâncias” será realizada até domingo, 26 de junho, com diversas ações formativas e reflexivas. Oficinas, seminários, palestras e apresentações de trabalhos artísticos com mediações em artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro estarão na programação do evento, que será gratuita.

A Mostra Curió é realizada pela Insensata Cia de Teatro, também idealizadora do Festival de Arte entre Infâncias (Fenapi), que há 13 anos promove e pesquisa ações artísticas de valorização e diversidade das infâncias. A iniciativa é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, em parceria cultural com o Memorial Minas Vale, com apoio do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) e do LECA – Laboratório de Experimentação e Criação em Artes Cênicas da UFMG.

Com projetos do Amazonas, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, além de Minas Gerais, a Mostra Curió irá trazer atividades artísticas e pedagógicas que pretendem promover diálogos sobre as desigualdades sociais, a homofobia, o racismo, o machismo, o apagamento da memória, os genocídios étnicos, a segregação urbana e a identidade de gênero. Os trabalhos serão apresentados pelos mineiros da Insensata Cia de Teatro (BH/MG), Grupo Movência (BH/MG), Cia Pé de Moleque (BH/MG), Evandro Passos (BH/MG), Rikelle Ribeiro, Juliene Lellis e Felipe Oliveira (BH/MG), Coletivo Flor de Pequi (Taiobeiras/MG) e Alomorfia Produções (Poços de Caldas/MG), Curumas Breaking (Santa Luzia/MG), e por representantes de outros estados: Centro Teatral e Etc e Tal (Rio de Janeiro/RJ), Cia Trilhares (Manaus/AM), Grupo Baquetá (Curitiba/PR), Josias Marinho Casadecaba (Boa Vista/RR), Daiane Baumgartner (Rio Claro/SP), e Edvaldo Batista (Fortaleza/CE).

De acordo com Keu Freire, idealizador e coordenador da Mostra, a programação é heterogênea, híbrida e diversificada, e visa aproximar as artes para as infâncias de temáticas e questões urgentes no Brasil de hoje. “A curadoria do evento buscou construir uma programação representativa no que diz respeito às linguagens, temas e territórios geográficos em consonância com o principal objetivo da Mostra, que é construir uma programação com as infâncias no plural, assim como elas são: diversas. As artes para as infâncias ainda permanecem em sua grande maioria, presas aos excessos de didatismo, moralismo e ou do mercadológico. Deste modo, é de suma importância fomentar e consolidar uma ação que irá promover a reflexão, formação, circulação e o encontro das mais variadas práticas artísticas dedicadas às crianças”, explica Keu Freire.

Partindo da ideia de múltiplas infâncias, a Mostra Curió pretende pluralizar o conceito e as reflexões sobre a criança no mundo. A perspectiva adotada compreende tanto as infâncias quanto os sujeitos envolvidos no processo, encarando cada criança como única, desconstruindo, portanto, a ideia de uma única forma de se fazer arte para crianças. “O conceito de infâncias, além de ser o guia para a proposta curatorial da Mostra, pretende questionar paradigmas, temas tabus e abrir possibilidades estéticas no campo das artes feitas para e com as crianças. Desconstrói, ainda, a ideia de infância como um momento cronológico para compreendê-la como eixo fundante de todo indivíduo, independentemente de sua idade”, ressalta Brenda Campos, integrante da Insensata Cia e uma das curadoras da Mostra.

As ações da Mostra Curió vão ocupar diversos espaços da cidade, como o Parque Municipal, Memorial Minas Gerais Vale, o Centro Cultural Venda Nova, a UFMG, a Praça Santa Tereza, o Teatro da Cidade, Teatro Espanca, o Centro Cultural Zilah Spósito e o Parque Ecológico Alfredo Sabetta no Barreiro.

Confira a programação para o fim de semana:

24/06 - SEXTA-FEIRA

Canto De Neném (Cia Pé De Moleque)
Horário: 09h30
Local: Centro Cultural Venda Nova

Canto de Neném é um espetáculo cênico-musical construído a partir da pesquisa teórica e de repertório de acalantos brasileiros e de outras culturas. No aconchego do colo, embalado por melodias e movimentos, os bebês adentram à instância da linguagem, que instaura humanidade e afeto. Em cena, Juliana e Isaac cantam a despedida do dia e a chegada da noite com a cantiga Mai Fali E, do Timor Leste, passam pelas paisagens do campo de mães trabalhadoras com Duerme Negrito (Cantiga da fronteira entre Venezuela e Colômbia), entoam as estrelas com Twinkle, Twinkle, Little Star (Inglaterra), perpassam pelos personagens que habitam acalantos do Brasil, como o Boi, o Pavão e tantos outros. Delicadeza e ludicidade marcam os arranjos especialmente feitos para esse espetáculo, que conta com a participação do violonista P.C Guimarães e da percussionista Natália Mitre.

Palestra Grafia - Desenho De Um Ensino Pluriversal De Teatro (Rikelle Ribeiro, Juliene Lellis e Felipe Oliveira)
Horário: 11h
Local: Auditório Álvaro Apocalipse - UFMG

Esta palestra é composta pela fala de três docentes pesquisadores negros, que em suas falam abordam a temáticas das infâncias nos processos criativos e de aprendizagem, considerando a implementação da lei 10,639; a importância de propor a sala de aula como comunidade de aprendizagem para compreender e efetivar o protagonismo daqueles que estão ali presentes e a relevância da escrevivencia nós processos criativos para crianças.

25/06 - SÁBADO

Oficina O Fantástico Mundo Do Teatro De Sombras (Daiane Baumgartner)
Horário: 10h
Local: Memorial Vale

O presente projeto visa introduzir seus participantes no fantástico mundo do teatro de animação através de uma de suas linguagens: o teatro de sombras. Na oficina serão abordados e trabalhados conceitos teóricos e práticos como apresentação de tipos de iluminação, telas, e construção de bonecos (silhuetas) buscando propiciar aos participantes exercícios práticos de criação, produção e manipulação no Teatro de Sombras.

Teatro Para As Infâncias - Parte 4 - Vivência Varal De Infâncias (Insensata Cia De Teatro)
Horário: 15h.
Local: Parque Municipal

Espaço De Compartilhamento De Jogos, Brincadeiras E Desenhos De Infâncias Que Irão Compor Um Grande Varal De Infâncias. Aquecimento Para O Espetáculo

Exposição Benedito (Josias Marinho)
Horário: 16h
Local: Parque Municipal

Exposição das pranchas originais e da publicação Benedito. Benedito é um livro de literatura infantojuvenil afro-brasileira que conta, somente com imagens, uma história do Congado Moçambique.

26/06 - DOMINGO

Espetáculo Draguinho Diferente de Todos Parecido com Ninguém (Centro Teatral e Etc e Tal)
Horário: 11h
Local: Teatro Espanca

A longínqua cidade de Dragz é o cenário desse divertido espetáculo que conta a história de Draguinho. Um jovem dragão que descobre não ser capaz de soltar fogo pela boca ou pelo nariz. Cabe ao esmero e precisão técnica do ator e mímico Marcio Moura o inusitado desafio de se desdobrar, sozinho, em mais de 20 personagens, levando o público a se emocionar e gargalhar com os tipos que vão aparecendo no caminho do protagonista. E claro, se encantar e a se questionar sobre onde está a beleza do mundo.

Espetáculo Pru-ti-ti - Memórias de Estimação (Insensata Cia. de Teatro)
Horário: 17h
Local: Teatro da Cidade

Inspirado em "O Menino e o Pinto do Menino", obra de Wander Piroli, que conta a história de Cau, um garoto que troca latas e panelas velhas por um pintinho e transgride muitas regras para conseguir ter o bichinho como seu. A dramaturgia costura, ainda, as memórias sobre os afetos, as alegrias e dores dos atores/diretores Brenda Campos, Claudio Marcio, Dário Marques e Keu Freire, que narram, comentam, descrevem e re-apresentam as lembranças sobre seus animais.

PROGRAMAÇÃO MEMORIAL MINAS VALE

Exposição “Arte na Maternidade”
Local: Memorial Vale

Visitação: terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h

A exposição “Arte na Maternidade” conta com obras de três artistas visuais, mães, e de suas respectivas filhas - Luciana Brandão e Teresa, Iaci Carneiro e Cora, Lorena Barros e Flora, e resulta de uma residência artística vivida por elas, durante três meses da pandemia. Nesse período, entre agosto e outubro de 2021, foram produzidas dez obras de cada artista e cinco de cada artista filha, totalizando 45 obras, que ocupam as galerias do Memorial Vale, desde o dia 14 de maio, até o dia 3 de julho. A exposição integra o Movimento Arte na Maternidade (MAM) que surgiu a partir de questionamentos artísticos, socioeconômicos e políticos sobre o exercício da maternidade no campo artístico. A curadoria é de Flaviana Lasan.

Foto: Josias Marinho

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.