Notícias

Espaço do Conhecimento UFMG lança a edição 2022-2023 do Calendário Astronômico inspirado na estética de Pixel Art e 8bit

A edição 2022-2023 do Calendário está bem diferente e muito mais interativa! O conteúdo é didático e divertido, totalmente digital, feito para ser acessado principalmente pelo celular

A edição 2022-2023 do Calendário Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG  - Solstício a Solstício - junho de 2022 a junho de 2023 - já está disponível! Desenvolvido anualmente, o Calendário do museu é preparado em um formato inédito, 100% interativo, pelos núcleos de Astronomia, Comunicação e Design e Audiovisual. Nesta edição, os fãs das artes digitais e do mundo gamer vão voltar no tempo inspirados na estética de Pixel Art e 8bit, com seu estilo retrô.  A edição 2022-2023 do Calendário está bem diferente e muito mais interativa! O conteúdo é didático e divertido, totalmente digital, feito para ser acessado principalmente pelo celular.

Mais uma vez os mascotes Kate e Jojô serão os guias de uma viagem muito divertida pelo universo. Sempre no primeiro dia de cada mês, uma nova parte do Calendário será liberada e as pessoas poderão consultar os eventos astronômicos que acontecerão naquele período, curiosidades sobre datas especiais ligadas a ciência, indicações de conteúdos astronômicos produzidos no museu, jogos e muito mais!

De acordo com Nathalia Fonseca, doutora em Física e assessora do Núcleo de Astronomia do museu, “fazer uma edição do Calendário totalmente virtual foi desafiador, mas permitiu utilizar recursos que não eram possíveis em uma versão impressa, além de poder atingir um público ainda maior”, explicou. Ainda segundo ela, “o Calendário se destina aos amantes da astronomia de todas as idades, mas também tem a função de despertar o interesse das pessoas que ainda não se encantaram pelas belezas desta ciência que está ao alcance de todos, basta olhar para o céu”. 

O Calendário contempla o período entre os Solstícios de Inverno de 2022 e 2023, começando e terminando na estação que é a mais indicada para a contemplação do céu,  por ter noites mais longas e secas no hemisfério Sul.

Acesse já através do link bit.ly/calespaco8bit  ou confira o conteúdo no @espacoufmg.

Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG lança a edição 2022-2023 do Calendário Astronômico inspirado na estética de Pixel Art e 8bit 

Acesso: https://www.bit.ly/calespaco8bit 

Classificação Livre 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH   

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais. 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento. 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.